A avaliação final dos alunos na disciplina de Dosimetria da Radiação e Radioprotecção visa avaliar a apreensão dos conceitos desenvolvidos nas aulas, bem como a sua aplicação a situações concretas.
O exame escrito é composto por questões com objectivos de avaliação diferentes. Desta forma, existem questões que avaliam a compreensão, outras que avaliam a capacidade de análise e ainda outras dirigidas para a capacidade de síntese.
O exame apresenta questões obrigatórias e opcionais, em que as últimas estão no formato: “em n questões o aluno deve responder a n-1”.
A arquitectura desta prova de avaliação:
- vai de encontro aos princípios e objectivos da disciplina;
- permite descriminar bem os alunos por capacidade e níveis de conhecimento atingido nas matérias leccionadas.
Esta prova tem uma duração de 90 minutos e uma cotação de 0 a 19 valores. Os alunos que nesta prova tiverem nota inferior a 7,5 valores são considerados excluídos.
Para as notas entre 7,5 e 9,5 valores será realizada uma prova oral, cuja cotação será considerada definitiva. A prova oral é opcional para alunos com média superior a 9,5 valores. Os alunos que tiverem cotação inferior a 9,5 valores são considerados como não tendo atingido os objectivos mínimos necessários, sendo considerados reprovados.
No caso de prova oral, a matéria a incluir será toda a teórica, teórico-prática e prática, sendo o júri constituído por três docentes.