fisica.uc.pt • Departamento de Física • Universidade de Coimbra
DEPT. DE FÍSICA
uc  ›  fctuc  ›   fisica  ›   disciplinas
fisica.uc.pt
o dept de física
pessoas
ensino
•lic. e mestrado
•doutoramento
•prog. erasmus
investigação
estudar aqui
actividades
contactos
 
2019 - 2020 ↑↓
escolha o ano lectivo:
2019.2020
2018.2019
2017.2018
2016.2017
2015.2016
2014.2015
2013.2014
2012.2013
2011.2012
2010.2011
2009.2010
2008.2009
2007.2008
2006.2007
2005.2006
2004.2005
2003.2004
2002.2003
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS
HORÁRIOS
SALAS
MAPA DOCENTE
MAPA EXAMES
      
Organização Escolar e Gestão da Sala de Aula
EFQ2
2019 . 2020  - 1º semestre
SINOPSE PROGRAMA HORÁRIO AVALIAÇÃO ESPECIFICAÇÃO


programa e bibliografia
1-Processo e problemáticas da escolarização.
2-Modelos de análise das organizações escolares.
3-Evolução recente dos modelos de administração educacional e da gestão escolar em Portugal.
4-Estrutura e funcionamento da escola: diferentes órgãos e suas competências; documentos orientadores fundamentais.
5-Modelos e tipos de liderança; liderança transformacional e distributiva e a ênfase na dimensão pedagógica. A liderança e gestão intermédia; o diretor de turma.
6-Clima e culturas organizacionais. As escolas eficazes e o efeito de escola.
7-A escola e a participação e envolvimento parental.
8-O efeito de turma e do professor. A interação professor-aluno. Relações de poder na sala de aula.
9-Organização do espaço, do tempo e dos recursos educativos.
10-A diversidade na sala de aula e a organização e flexibilização pedagógica.
11-Gestão dos comportamentos e conflitos.
12-Profissionalidade docente e dilemas éticos: a ética da crítica, a ética da justiça e a ética do cuidado.

Bibliografia recomendada
Caldeira,S;Veiga,F (coord.) (2011). Intervir em situações de indisciplina, violência e conflito. Lisboa: Fim de Século
Estrela,M.T. & Caetano,A. P. (org.)(2010).Ética Profissional Docente - Do pensamento dos Professores à sua Formação.Lisboa: Educa.
Evertson,C. M.;Weinstein,C.(Ed.) (2006). Handbook of Classroom Management: Research, Practice, and Contemporary Issues.Mahwah,New Jersey:Lawrence Erlbaum Associates.
Gomes,C. A. (2009). Guerra e Paz na Sala de Aula. Pesquisa e Análise Sociológica em Escolas Portuguesas. s.l., Rui Costa Pinto Edições.
Lima, J. (2008). Em busca da boa escola: instituições eficazes e sucesso educativo. V.N Gaia: Fundação Manuel Leão.
Lopes,J. A. L.(2009). Comportamento, aprendizagem e ?ensinagem? na ordem e desordem da sala de aula. Braga: Psiquilíbrios.
Machado,J.; Formosinho, J.; Fernandes, A. S; Ferreira,H..(2010). Autonomia da Escola Pública em Portugal. V. N. de Gaia: Fundação Manuel Leão.
Starratt, R. (2012).Cultivating An Ethical School.London:Routledge

 


Departamento de Física, UC ©2013
Contactos    Sugestões    Aviso legal     Emergência
Search     Português    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt
Search     Português    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt