1. A EVOLUÇÃO DESDE A CONCEPÇÃO MITOLÓGICA DA NATUREZA À ACTIVIDADE CIENTÍFICA. 1.1. Os conceitos fundamentais das ciências físico-matemáticas. 1.1.1. Os conceitos de qualidade e quantidade. 1.1.2. A abstracção e o simbolismo matemático. 1.1.3. Os principais períodos da História da Ciência. 1.1.4. A Física e o conhecimento do Universo. 1.1.5. A Astrologia e as relações de causalidade.
2. A FILOSOFIA GREGA E A GÉNESE DA CIÊNCIA. 2.1. Escola de Mileto e a explicação científica dos fenómenos da natureza. 2.2. A escola pitagórica e as ciências matemáticas. 2.3. A escola de Platão. 2.4. Aristóteles e o conhecimento da natureza.2.5. Ptolomeu e a escola alexandrina
3. A FILOSOFIA E AS CIÊNCIAS FÍSICO-MATEMÁTICAS ANTES DE GALILEU. 3.1. O desenvolvimento das ciências físico-matemáticas até Galileu. 3.2. A relação Física-Filosofia. 3.3. A Física aristotélica e a influência da Escolástica. 3.4. O obscurantismo científico da Idade média. 3.5. O renascimento da Física no século VIII. 3.6. O desenvolvimento das ciências físico-matemáticas nos séculos XIV e XV. 3.7. As primeiras críticas à física aristotélica Buridan, Oresme, Alberto de Saxónia. 3.8. O renascimento.
4. A GÉNESE DE UMA NOVA CIÊNCIA. 4.1. Nicolau Copérnico e o advento de uma nova era na História da Astronomia. 4.2. Tycho Brahe e o sistema geo-heliocêntrico. 4.3. Kepler e Galileu e a afirmação do sistema heliocêntrico. 4.4. A Física dos finais do século XVI e princípio do século XVII.
5. GALILEU E O NASCIMENTO DE UMA NOVA CIÊNCIA. 5.1. A emergência do método experimental 5.2. A Física, como ciência pura, teórica e experimental. 5.3. A crítica galileana e cartesiana aos conceitos ingénuos e hipóteses erradas da Física antiga. 5.4. Galileu e o método científico. 5.5. As leis dinâmicas quantitativas. 5.6. O telescópio e a descoberta de um novo universo. 5.7. A importância histórica do Sidereus Nuncius. 5.8. A oposição às novas ideias. 5.9. A evolução da Física depois de Galileu.
6. A INFLUÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO EUROPEU NOS ESTUDOS CIENTÍFICOS EM PORTUGAL NO SÉCULO XVII 6.1. Os contemporâneos de Galileu 6.2. A Influência de Christophorus Clavius 6.3. Christophoro Borri: apologista das novas ideias científicas 6.4. O ensino das ciências fisco-matemáticas em Portugal depois da morte de Galileu
7. O DESENVOLVIMENTO DA FÍSICA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVII. 7.1. Aspectos gerais do desenvolvimento da Física no século XVII. 7.2. Huyghens e o estudo do mecanismo das colisões. 7.3. A crítica à concepção cartesiana da quantidade de movimento. 7.4. Os estudos de Newton: Opticks, De Motu Corporum e Philosaphiæ Naturalis Principia Mathematica. 7.5. A Astronomia depois de Newton.
8. A DIFUSÃO DA NOVA FILOSOFIA NO SÉCULO XVIII. 8.1. O desenvolvimento do ensino da Filosofia Natural nas Universidades europeias. 8.2. Os Gabinetes de Física Experimental. 8.3. A produção bibliográfica e as academias científicas. 8.4. Os contributos de Desaguliers, John Keill, Hawksbee em Inglaterra. 8.5. As escolas holandesas: Musschenbroek, Grevesande. 8.6. As escolas francesas: Jean Aontoine Nollet, Sigaud de La Fond. 8.7. Os fabricantes de instrumentos científicos. 9. AS CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS E O ILUMINISMO EM PORTUGAL9.1. Contributos dos jesuítas Domingos Capassi, João Baptista Carbone e Eusébio da Veiga para o desenvolvimento dos estudos astronómicos.9.2. António Cordeiro e a controvérsia sobre a natureza da luz na época de Newton.9.3. Teodoro de Almeida e o contributo dos oratorianos para o desenvolvimento da cultura científica portuguesa.9.4. Inácio Monteiro e o ensino das ciências físico-matemáticas.9.5. A reforma pombalina do estudo das ciências. 10. A FÍSICA DEPOIS DE NEWTON. 10.1. Os princípios gerais da Filosofia newtoniana e a sua influência no desenvolvimento científico. 10.2. O desenvolvimento da Física nos séculos XVIII e XIX. 10.3. O desenvolvimento da Mecânica Celeste nos séculos XVIII e XIX. 10.4. Os estudos geodésicos no século XIX. 10.5. Os estudos sobre o magnetismo terrestre. 10.6. A Astrofísica: um novo domínio do conhecimento.
11. OS FUNDAMENTOS DA FÍSICA MODERNA. 11.1. O estudo da fosforescência nos finais do século XIX 11.2. A descoberta dos raios de Becquerel 11.3. Os estudos da radioactividade de Becquerel, Pierre e Marie Curie 11.4. A investigação dos feixes de gases ionizados de Wilhelm Wien, Thomson e Rutherford 11.5. A descoberta do protão e do núcleo atómico 11.6. A descoberta do neutrão por James Chadwick 11.7. O modelo atómico de Rutherford-Bohr 11.8. A novas questões teóricas acerca da estrutura da matéria
12. O ENSINO DAS CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS EM PORTUGAL NO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX