1. INTRODUÇÃO - A importância da História das Ciências na formação académica de um futuro profissional na área das ciências. A criação de conhecimento científico e a natureza da ciência. informação sobre diferentes correntes epistemológicas neste domínio. O desenvolvimento da História das Ciências e o seu estabelecimento como disciplina autónoma. Diferentes abordagens da História das Ciências.
2. TEORIAS DO MOVIMENTO E DA ESTRUTURA DO UNIVERSO NA ANTIGUIDADE E NA IDADE MÉDIA
2.1 As origens remotas da Ciência: Breve referência ao desenvolvimento da astronomia e de outras formas de conhecimento nas civilizações primitivas. 2.2 A Ciência na Antiga Grécia: bases observacionais e teóricas para o desenvolvimento de modelos cosmológicos; o sistema aristotélico e os seus antecedentes; a teoria do movimento e a teoria da estrutura da matéria; o modelo cosmológico de Aristóteles. 2.3 A Escola de Alexandria: Arquimedes e as origens da Mecânica; o modelo heliocêntrico de Aristarco de Samos; Ptolomeu e o modelo geocêntrico. 2.4 O saber na Idade Média: a compilação do saber nos primeiros séculos da Idade Média; a influência árabe, a criação das universidades, a filosofia escolástica e o revitalizar do conhecimento; a teoria do ímpeto; o progresso técnico nos últimos séculos da Idade Média; os sinais precursores de modernidade.
3 –A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA E O NASCIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DA CIÊNCIA MODERNA
3.1 O Renascimento e o dealbar de uma nova era do saber; o modelo heliocêntrico de Copérnico - os seus aspectos revolucionários e conservadores e o seu impacte no pensamento da época; a importância das observações astronómicas de Tycho Brahe. 3.2 A nova ciência e a quantificação dos fenómenos naturais: o desenvolvimento da Matemática e dos instrumentos científicos. 3.3 Galileu e os fundamentos da ciência moderna: os Discursos e os Diálogos. 3.4 Kepler - a busca de harmonia e o respeito pelos dados observacionais; o abandono do dogma do movimento circular; as leis cinemáticas do movimento planetário. 3.4 Newton: as leis da dinâmica; a teoria da gravitação; o estabelecimento do novo paradigma cientifico. 3.5 Ciência e Iluminismo: a arte de experimentar e as novas pedagogias; a Ciência em Portugal no século XVIII; a reforma iluminista do marquês de Pombal; a Física na reforma pombalina - o Gabinete de Física Experimental.
4- A FÍSICA CLÁSSICA PÓS NEWTONIANA E O CONCEITO DE ENERGIA 4.1 Uma nova mecânica alicerçada no conceito de energia: as contribuições de D'Alembert, Malpertuis, Lagrange e Hamilton. 4.2 O desenvolvimento da Termodinâmica: do fluido calórico à distinção entre calor e trabalho como processos de transferência de energia; a primeira lei da termodinâmica - da conversão e transferência à lei da conservação da energia; a segunda lei da termodinâmica - o conceito de entropia e de dissipação de energia; as implicações tecnológicas do desenvolvimento da termodinâmica. 4.3 Leis de conservação e simetrias: a importância das leis de conservação em Física; exemplos.
5- DAS VIRTUDES OCULTAS ÀS TEORIAS DE CAMPO – O CAMPO ELECTROMAGNÉTICO
5.1 A evolução do conhecimento sobre magnetismo: conceitos primitivos, as contribuições observacionais e dos construtores de instrumentos; a obra de William Gilbert como ponto de partida para o estudo sistemático do magnetismo. 5.2 O desenvolvimento da electrostática: a electrostáctica na primeira metade do século XVIII; Franklin e a nova era da electrostática; Coulomb e a quantificação dos fenómenos eléctricos e magnéticos. 5.3 A descoberta da corrente eléctrica: Galvani e Volta. 5.4 A caminho da unificação dos fenómenos eléctricos e magnéticos: as experiências de Oersted e de Ampère; Faraday e a indução electromagnética.; Maxwell e a Teoria do Campo Electromagnético; Hertz e a confirmação experimental da teoria de Maxwell. 5.5 A natureza da luz: teorias e conceitos primitivos; a finitude da velocidade da luz; as teoria ondulatória e corpuscular; o renascer da teoria ondulatória.
6 - O SÉCULO XX E A ABERTURA DE NOVAS FRONTEIRAS 6.1 As conquistas e as limitações da Física Clássica: os sucessos e os problemas em aberto; as grandes descobertas nos finais do século XIX e a necessidade de uma nova física. 6.2 A Mecânica Quântica: as principais etapas históricas do desenvolvimento da Mecânica Quântica; as formalizações teóricas de Schrodinger e Heisenberg; a Física e representação da natureza. 6.3 A Teoria da Relatividade: a Teoria da Relatividade Especial e as novas noções de espaço, tempo e energia; a Teoria da Relatividade Geral e geometrização do espaço-tempo. 6.4 O Impacte da Mecânica Quântica e da Teoria da Relatividade: implicações para o desenvolvimento de outros domínios científicos e tecnológicas; a emergência de novas perspectivas epistemológicas. 6.5 O Desenvolvimento da Física Nuclear e de Partículas e de outros ramos da Física.
7 – A HISTÓRIA DA FÍSICA NO ENSINO - A utilidade da história da Física no ensino – discussão dos prós e contras. Experiências da utilização da história da Física em diversos níveis de ensino.
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL:
- Heilbron, J. L., Elements of Early Modern Physics, Univ. of California Press, Los Angeles, 1982. - Holton,G., Introduction to Concepts and Theories in Physical Science, Addison-Wesley Pub. Comp., New-York, 1973. - Ruivo, M. Conceição, História das Ideias em física, DF FCTUC, Coimbra, 2008 - Segrè, E., From X-Rays to Quarks- Modern Physicists and their Discoveries, Library of Congress Catal. Pub. Dat., USA, 1980. - Singer, J., A Short history of Scientific Ideas to 1900, Oxford University Press, 1959.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
- Carvalho, Rómulo de, História do Gabinete de Física da Universidade de Coimbra, desde a sua fundação (1772) até ao jubiléu do professor italiano Giovanni Antonio dalla Bella, Universidade de Coimbra, Biblioteca Geral, Coimbra, 1978. - Carvalho, Rómulo de, A Física Experimental em Portugal no Século XVIII, Instituto da Cultura e Língua Portuguesa, Lisboa, 1982. - Feynman, R. P., Lectures on Physics, Addison- Wesley Pub. Company, Massachussets, 1964. - French, A. P., Newtonian Mechanics, W. W. Norton & Co. Inc, New-York, 1971. - Hoffman, B., Histoire d’ une grand idée, La Relativité, Pour la Science, SARL, Paris, 1985. - Hankins, Thomas L., Ciência e Iluminismo, Porto Editora, Porto, 2002. - Koyré, A., Do Mundo Fechado ao Universo Infinito, Gradiva, Lisboa, 1990. - Koyré, A., Galileu e Platão, Gradiva, Lisboa, 1990. - Koyré, A., Estudos Galilaicos, Gradiva, Lisboa, 1990. - Kragh, H., Introdução à Historiografia da Ciência, Porto Editora, Porto, 2000. - Kuhn, T. S., The Structure of Scientific Revolutions, University of Chicago Press, 1962. - Rutherford, F. J., Holton, G. and Watson, (ed) Project Physics, Holt, Reinhart and Wiston Pub., New-York, 1981. - Solomon, J., Exploring the Nature of Science, Blackie and Son Ltd., London, 1991. - Taton, R. (ed), Histoire Generale des Sciences, P.U.F, Paris, 1983. - Taton, R. (ed), Ancient and Medieval Science, Basic Books Inc., New-York, 1963.
in locoHomeFicha técnica
Programa
BibliografiaHorárioAvaliaçãoTestes aval.Docs de apoioDocs internos
bibliografia recomendada
Bibliografia de base
ver bibliografia no documento do programa
[
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL: - Heilbron, J. L., Elements of Early Modern Physics, Univ. of California Press, Los Angeles, 1982. - Holton,G., Introduction to Concepts and Theories in Physical Science, Addison-Wesley Pub. Comp., New-York, 1973. - Ruivo, M. Conceição, História das Ideias em física, DF FCTUC, Coimbra, 2008 - Segrè, E., From X-Rays to Quarks- Modern Physicists and their Discoveries, Library of Congress Catal. Pub. Dat., USA, 1980. - Singer, J., A Short history of Scientific Ideas to 1900, Oxford University Press, 1959. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: - Carvalho, Rómulo de, História do Gabinete de Física da Universidade de Coimbra, desde a sua fundação (1772) até ao jubiléu do professor italiano Giovanni Antonio dalla Bella, Universidade de Coimbra, Biblioteca Geral, Coimbra, 1978. - Carvalho, Rómulo de, A Física Experimental em Portugal no Século XVIII, Instituto da Cultura e Língua Portuguesa, Lisboa, 1982. - Feynman, R. P., Lectures on Physics, Addison- Wesley Pub. Company, Massachussets, 1964. - French, A. P., Newtonian Mechanics, W. W. Norton & Co. Inc, New-York, 1971. - Hoffman, B., Histoire d’ une grand idée, La Relativité, Pour la Science, SARL, Paris, 1985. - Hankins, Thomas L., Ciência e Iluminismo, Porto Editora, Porto, 2002. - Koyré, A., Do Mundo Fechado ao Universo Infinito, Gradiva, Lisboa, 1990. - Koyré, A., Galileu e Platão, Gradiva, Lisboa, 1990. - Koyré, A., Estudos Galilaicos, Gradiva, Lisboa, 1990. - Kragh, H., Introdução à Historiografia da Ciência, Porto Editora, Porto, 2000. - Kuhn, T. S., The Structure of Scientific Revolutions, University of Chicago Press, 1962. - Rutherford, F. J., Holton, G. and Watson, (ed) Project Physics, Holt, Reinhart and Wiston Pub., New-York, 1981. - Solomon, J., Exploring the Nature of Science, Blackie and Son Ltd., London, 1991. - Taton, R. (ed), Histoire Generale des Sciences, P.U.F, Paris, 1983. - Taton, R. (ed), Ancient and Medieval Science, Basic Books Inc., New-York, 1963.in locoHomeFicha técnicaProgramaBibliografiaHorárioAvaliaçãoTestes aval.Docs de apoioDocs internos
]