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Álgebra Linear e Geometria Analítica
F+EF 2019 . 2020 - 1º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
Tratando-se de um primeiro contacto formal que os alunos têm com a abstração matemática, os assuntos desenvolvidos nesta disciplina requerem que, simultaneamente, se apresentem exemplos matemáticos variados que os alunos dominam e respectivas generalizações, com vista à introdução dos conceitos genéricos de matriz, espaço vectorial e transformação linear. Tais são ferramentas matemáticas que o aluno desenvolverá tendo como principal finalidade a respectiva utilização em outras áreas da matemática e aplicações na Engenharia (determinantes, método de Eliminação de Gauss e método dos mínimos quadrados na resolução de sistemas lineares, diagonalização de matrizes).
Competências genéricas em: análise e síntese; organização e planificação; comunicação oral e escrita; resolver problemas; raciocínio crítico; comunicar com pessoas que não são especialistas; aprendizagem autónoma; aplicar na prática os conhecimentos teóricos; autocrítica e auto-avaliação Programa genérico mínimo
1. Matrizes - Operações com matrizes.
2. Sistemas de Equações Lineares - Método de Eliminação de Gauss. 3. Inversão de matrizes - Algoritmo de Gauss-Jordan. 4. Determinantes. 5. Espaços Vectoriais. 6. Transformações Lineares. 7. Espaços Vectoriais com Produto Interno. ? Método dos Mínimos Quadrados. 8. Diagonalização de matrizes. 9. Aplicações Geométricas em R2 e em R3. Pré-requisitos
Conhecimento e domínio das matérias leccionadas na disciplina de Matemática do ensino secundário.
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência para resolver problemas; . Competência em raciocínio crítico; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em organização e planificação; . Competência em comunicação oral e escrita; . Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área; . Competência em entender a linguagem de outros especialistas; . Competência em autocrítica e auto-avaliação; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
concretização da avaliação em 20192020
Avaliação Resolução de problemas ? 0 -10%. Mini testes ? 0-20%. Frequência ? 0 ? 90%. Exame ? 0 ? 100%.: 100.0% Bibliografia de referência
Referências Principais
Ana Paula SANTANA, João QUEIRÓ (2010) Introdução à Álgebra linear.Trajectos Ciência, 10. Gradiva. Seymour LIPSCHUTZ (1972) Álgebra linear, McGraw-Hill. Referências Complementares GOODAIRE, Edgar (2003). Liner Algebra: A Pure and Applied First Course. Prentice Hall, Pearson Education Inc. LEON, Steven J. (2002). Linear Algebra with Applications. New Jersey: Prentice Hall. MAGALHÃES, Luís T. (1989). Álgebra Linear como Introdução a Matemática Aplicada. Texto Editora. STRANG, Gilbert (1988). Linear Algebra and its Applications, San Diego: Harcout Brace Jovanovich. Método de ensino
A disciplina engloba:
(i) 45 horas de aulas teóricas expositórias; (ii) 30 horas de aulas teórico-práticas onde é exigido que o aluno apresente, perante os colegas, exercícios resolvidos e preparados em casa; (iii) o aparecimento a aulas tutoriais semanais (para esclarecimentos de dúvidas). Método de avaliação: Resolução de problemas ? 0 -10%. Mini testes ? 0-20%. Frequência ? 0 ? 90%. Exame ? 0 ? 100%. Recursos específicos utilizados
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