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Computação Gráfica e Modelação Tridimensional
EB3 2010 . 2011 - 1;2º semestre
Specification sheet
Specific details
Learning goals
Objectivos da Disciplina: Os alunos deverão ter adquirido as competências necessárias para produzir software gráfico interactivo e com realismo visual.
Devem apreender os fundamentos teóricos e algoritmos utilizados na representação de objectos tridimensionais em computador, e ensaiar a programação de gráficos e modelação tridimensional. Syllabus
Introdução. Hardware gráfico. Transformações a duas e três dimensões. Visualização a três dimensões. Implementação da pipeline gráfica. Modelos hierárquicos de cenas e objectos. Representação de curvas e superfícies. Modelação de sólidos. Modelos de luz e cor. Introdução às técnicas de rendering. Entrada interactiva de dados.
Modelização tridimensional e interactividade para ambientes de realidade virtual e realidade aumentada.* Animação e captura de movimento para animações.* Prerequisites
Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;. Competence to solve problems; . Critical thinking; . Creativity; . Research skills; . Knowledge of a foreign language; . Computer Skills for the scope of the study; . Using the internet as a communication medium and information source; . Competence for working in group; . Competence in autonomous learning; (by decreasing order of importance) Teaching hours per semester
Assessment
Bibliography of reference
[1] 3D Computer Graphics (3rd Edition), Alan H. Watt, Addison-Wesley, 2000.
[2] Computer Graphics: Principles and Practice, James D. Foley, Andries van Dam, Steven K. Feiner, John F. Hugues, 2nd Edition in C, Addison-Wesley, 1995. [3] Computer Graphics, C Version, Donald Hearn, M. Pauline Baker, 2nd Edition, Prentice Hall, 1997. [4] Computational Geometry in C, O'Rourke. [5] The OpenGL Programming Guide, Dave Shreiner, Mason Woo, Jackie Neider, and Tom Davis, Fifth Edition, Addison-Wesley, 2005. [6] Geometric Modeling, Michael Mortenson, John Wiley & Sons, 1985. [7] Spatial Augmented Reality: Merging Real and Virtual Worlds, Oliver Bimber, Ramesh Raskar, A K Peters, 2005. [8] Real-Time Rendering, 2nd Edition, Tomas Moller, AK Peters , 2002. Teaching method
Aulas introdutórias laboratoriais com exemplos e problemas seguidas de orientação tutorial.
Resources used
Laboratório com computadores adequados a computação gráfica, equipamento de realidade virtual, realidade aumentada e respectivo software.
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