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Computação Gráfica e Modelação Tridimensional
EB3
2010 . 2011  - 1;2º semestre
SYNOPSIS SYLLABUS TIMETABLE ASSESSMENT SPECIFICATION


Specification sheet

Specific details
course codecycle os studiesacademic semestercredits ECTSteaching language
300009831;26pt


Learning goals
Objectivos da Disciplina: Os alunos deverão ter adquirido as competências necessárias para produzir software gráfico interactivo e com realismo visual.
Devem apreender os fundamentos teóricos e algoritmos utilizados na representação de objectos tridimensionais em computador, e ensaiar a programação de gráficos e modelação tridimensional.

Syllabus
Introdução. Hardware gráfico. Transformações a duas e três dimensões. Visualização a três dimensões. Implementação da pipeline gráfica. Modelos hierárquicos de cenas e objectos. Representação de curvas e superfícies. Modelação de sólidos. Modelos de luz e cor. Introdução às técnicas de rendering. Entrada interactiva de dados.
Modelização tridimensional e interactividade para ambientes de realidade virtual e realidade aumentada.*
Animação e captura de movimento para animações.*

Prerequisites
Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;
. Competence to solve problems;
. Critical thinking;
. Creativity;
. Research skills;
. Knowledge of a foreign language;
. Computer Skills for the scope of the study;
. Using the internet as a communication medium and information source;
. Competence for working in group;
. Competence in autonomous learning;
(by decreasing order of importance)
Teaching hours per semester
seminar10
tutorial guidance15
total of teaching hours25

Assessment
Problem solving20 %
Project80 %

Bibliography of reference
[1] 3D Computer Graphics (3rd Edition), Alan H. Watt, Addison-Wesley, 2000.
[2] Computer Graphics: Principles and Practice, James D. Foley, Andries van Dam, Steven K. Feiner, John F. Hugues, 2nd Edition in C, Addison-Wesley, 1995.
[3] Computer Graphics, C Version, Donald Hearn, M. Pauline Baker, 2nd Edition, Prentice Hall, 1997.
[4] Computational Geometry in C, O'Rourke.
[5] The OpenGL Programming Guide, Dave Shreiner, Mason Woo, Jackie Neider, and Tom Davis, Fifth Edition, Addison-Wesley, 2005.
[6] Geometric Modeling, Michael Mortenson, John Wiley & Sons, 1985.
[7] Spatial Augmented Reality: Merging Real and Virtual Worlds, Oliver Bimber, Ramesh Raskar, A K Peters, 2005.
[8] Real-Time Rendering, 2nd Edition, Tomas Moller, AK Peters , 2002.

Teaching method
Aulas introdutórias laboratoriais com exemplos e problemas seguidas de orientação tutorial.

Resources used
Laboratório com computadores adequados a computação gráfica, equipamento de realidade virtual, realidade aumentada e respectivo software.

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