fisica.uc.pt • Departamento de Física • Universidade de Coimbra
DEPT. DE FÍSICA
uc  ›  fctuc  ›   fisica  ›   course specifications
fisica.uc.pt
o dept de física
pessoas
ensino
•lic. e mestrado
•doutoramento
•prog. erasmus
investigação
estudar aqui
actividades
contactos
 
2003 - 2004 ↑↓
escolha o ano lectivo:
2019.2020
2018.2019
2017.2018
2016.2017
2015.2016
2014.2015
2013.2014
2012.2013
2011.2012
2010.2011
2009.2010
2008.2009
2007.2008
2006.2007
2005.2006
2004.2005
2003.2004
2002.2003
CALENDAR
SUBJECTS
TIMETABLES
ROOMS
TEACHING MAP
EXAMS MAP
      
2003 . 2004  - 1;2º semestre
SYNOPSIS SYLLABUS TIMETABLE ASSESSMENT SPECIFICATION
ACADEMIC DOCS        


Specification sheet
N.B. these sheets are defined only since 2007 (agreement of Bologna).

Specific details
course codecycle os studiesacademic semestercredits ECTSteaching language
31;26pt


Learning goals
Objectivos da Disciplina: Os alunos deverão ter adquirido as competências necessárias para produzir software gráfico interactivo e com realismo visual.
Devem apreender os fundamentos teóricos e algoritmos utilizados na representação de objectos tridimensionais em computador, e ensaiar a programação de gráficos e modelação tridimensional.

Syllabus
Introdução. Hardware gráfico. Transformações a duas e três dimensões. Visualização a três dimensões. Implementação da pipeline gráfica. Modelos hierárquicos de cenas e objectos. Representação de curvas e superfícies. Modelação de sólidos. Modelos de luz e cor. Introdução às técnicas de rendering. Entrada interactiva de dados.
Modelização tridimensional e interactividade para ambientes de realidade virtual e realidade aumentada.*
Animação e captura de movimento para animações.*

Prerequisites
Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;
. Competence to solve problems;
. Critical thinking;
. Creativity;
. Research skills;
. Knowledge of a foreign language;
. Computer Skills for the scope of the study;
. Using the internet as a communication medium and information source;
. Competence for working in group;
. Competence in autonomous learning;
(by decreasing order of importance)
Teaching hours per semester
seminar10
tutorial guidance15
total of teaching hours25

Assessment
Problem solving20 %
Project80 %

Bibliography of reference
[1] 3D Computer Graphics (3rd Edition), Alan H. Watt, Addison-Wesley, 2000.
[2] Computer Graphics: Principles and Practice, James D. Foley, Andries van Dam, Steven K. Feiner, John F. Hugues, 2nd Edition in C, Addison-Wesley, 1995.
[3] Computer Graphics, C Version, Donald Hearn, M. Pauline Baker, 2nd Edition, Prentice Hall, 1997.
[4] Computational Geometry in C, O'Rourke.
[5] The OpenGL Programming Guide, Dave Shreiner, Mason Woo, Jackie Neider, and Tom Davis, Fifth Edition, Addison-Wesley, 2005.
[6] Geometric Modeling, Michael Mortenson, John Wiley & Sons, 1985.
[7] Spatial Augmented Reality: Merging Real and Virtual Worlds, Oliver Bimber, Ramesh Raskar, A K Peters, 2005.
[8] Real-Time Rendering, 2nd Edition, Tomas Moller, AK Peters , 2002.

Teaching method
Aulas introdutórias laboratoriais com exemplos e problemas seguidas de orientação tutorial.

Resources used
Laboratório com computadores adequados a computação gráfica, equipamento de realidade virtual, realidade aumentada e respectivo software.

print-version

Departamento de Física, UC ©2013
Contactos    Sugestões    Aviso legal     Emergência
Search     Português    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt
Search     Português    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt