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Comunicação Científica e Técnica
F+EF 2008 . 2009 - 2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
Importância central:
Identificar os vários géneros de comunicação científica e técnica e a sua função na comunidade académica e industrial Saber organizar informação e apresentá-la sob a forma escrita e oral nos principais géneros Aprender e aplicar as boas regras de apresentação oral e comunicação escrita. Importância secundária: Capacidade de actualização Capacidade para procurar e utilizar bibliografia Estar familiarizado com as fronteiras de investigação Programa genérico mínimo
Papel da comunicação científica e técnica Processo de publicação de um artigo científico Estrutura de um artigo científico Revisão de um artigo científico Apresentações orais e na forma de poster Relatórios técnicos Comunicação com as massas: o artigo de divulgação científica Como redigir uma dissertação Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Competência em organização e planificação;. Competência em comunicação oral e escrita; . Conhecimento de uma língua estrangeira; . Competência em gestão da informação; . Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área; . Competência em análise e síntese; . Competência em relações interpessoais; . Competência em entender a linguagem de outros especialistas; . Compromisso ético; . Preocupação com a qualidade; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
The craft of scientific writting, M. Alley, Springer (1998)
The craft of scientific presentations, M. Alley, Springer (2005) Communication in science: writing a scientific paper and speaking at scientific meetings, Cambridge University Press (1993) Método de ensino
O ensino desta disciplina é teórico-prático, com grande ênfase na aplicação prática das boas técnicas de comunicação científica, sob a forma escrita e oral. Os alunos deverão redigir artigos de vários géneros (relatórios técnicos, artigos científicos, artigo de divulgação, etc.) que serão objecto de discussão, revisão e avaliação.
Recursos específicos utilizados
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