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Física II
EQ 2009 . 2010 - 2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
- Reconhecer e utilizar conceitos e princípios básicos da Física, estimulando a sua ligação ao estudo dos sistemas com interesse para a Engenharia Química. Analisar, sintetizar e processar informação. - Saber utilizar as metodologias e as técnicas adequadas em Física, aplicando-as em situações e em sistemas com interesse para a Engenharia Química. - Reconhecer a importância da física na interpretação e explicação de fenómenos da área da ciência e da tecnologia. - Preparar, processar, interpretar e comunicar informação física, utilizando fontes bibliográficas pertinentes, discurso adequado e as ferramentas apropriadas. Programa genérico mínimo
1. ELECTROMAGNETISMO
1.1 Carga eléctrica e lei de Coulomb. 1.2 Campo eléctrico e potencial eléctrico. 1.3 Condutores, isoladores e dieléctricos. 1.4 Corrente eléctrica, lei de Ohm e circuitos de corrente contínua. 1.5 Leis de Kirchhoff 1.6 Condensadores e circuitos RC. 1.7 Descrição de alguns fenómenos de bioelectricidade 1.8 Campo magnético. Fontes de campo magnético. 1.9 Força de Lorentz. Forças entre correntes 1.10 Introdução electromagnética e lei de Faraday 1.11 Indutores e circuitos RLC. 2. ÓPTICA 2.1 Princípios da óptica geométrica 2.2 Espelhos e lentes ideais; aberrações. Instrumentos ópticos 2.3 Natureza ondulatória da luz: espectro electromagnético 2.4 Polarização, interferência e difracção. Princípio de Huygens 2.5 Lasers: noções básicas 3. TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA 3.1 Introdução à Relatividade 3.2 Estrutura do núcleo; isótopos. 3.3 Declínio radioactivo 3.4 Radiações nucleares e sua acção sobre os seres vivos 3.5 Reacções nucleares Pré-requisitos
Física Geral I Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência para resolver problemas; . Competência em raciocínio crítico; . Competência em aprendizagem autónoma; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em organização e planificação; . Competência em comunicação oral e escrita; . Competência em gestão da informação; . Adaptabilidade a novas situações; . Criatividade; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
H. Benson, University Physics, John Wiley & Sons, Revised edition, New York (1995) D. C. Giancoli, Physics for Scientists and Engineers, 3rd ed., Prentice Hall, New York (2000) D. Halliday e R. Resnick, Fundamentos de Física, Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro (1985) D. Halliday, R. Resnick e K.S. Krane, Physics, 5th Ed. J.W. Kane, M.M. Sternheim, Physics, 3rd ed. John Wiley & Sons, New York (1988) J.B. Marion e W.F. Hornyak, General Physics with Bioscience Essays, John Wiley & Sons, 2nd Ed., New York (1985) F. Sears, M.W. Zemansky e H.D. Young, Física, 2ª ed., Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro (1985) P.A. Tipler, Física para cientistas e engenheiros, 3ª ed., Editora Guanabara Koogan Rio de Janeiro (1994) Método de ensino
Ensino expositivo com referências constantes aos sistemas físicos cuja descrição mais possa interessar aos alunos de engenharia química. Será enfatizada a referência a situações do dia a dia que podem ser explicadas recorrendo aos conceitos da física que se aprendem na disciplina. Procurar-se-á desta forma ilustrar a utilidade e a importância da física como disciplina estruturante em cursos de ciências e de tecnologias. Recursos específicos utilizados
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