|
General Physics I
EC+EA 2013 . 2014 - 1º semestre
Specification sheet Specific details
Learning goals
- Reconhecer e utilizar conceitos e princípios básicos da Física, estimulando a sua ligação ao estudo dos sistemas com interesse para a engenharia civil e do ambiente. Analisar, sintetizar e processar informação. - Saber utilizar as metodologias e as técnicas adequadas em Física, aplicando-as em situações e em sistemas com interesse para a engenharia civil e do ambiente. - Reconhecer a importância da física na interpretação e explicação de fenómenos da área das ciências da engenharia, em particular, e da ciência e da tecnologia, em geral. - Preparar, processar, interpretar e comunicar informação física, utilizando fontes bibliográficas pertinentes, discurso adequado e as ferramentas apropriadas. Syllabus
MECÂNICA DA PARTÍCULA E DE SISTEMAS:
Leis de Newton Forças de atrito Forças conservativas e energia potencial Conservação da energia mecânica Conservação da energia na presença de forças não conservativas Teorema do centro de massa Conservação do momento linear Conservação do momento angular ÓPTICA Princípios e leis da óptica geométrica Espelhos e lentes ideais Aberrações Natureza ondulatória da luz: espectro electromagnético Interferência, difracção e polarização TOPICOS DE FÍSICA MODERNA Introdução à teoria da relatividade Introdução à mecânica quantica Prerequisites
Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;. Competence to solve problems; . Critical thinking; . Competence in autonomous learning; . Competence in applying theoretical knowledge in practice; . Competence in organization and planning; . Competence in oral and written communication; . Competence in information management; . Adaptability to new situations; . Creativity; (by decreasing order of importance) Teaching hours per semester
Assessment
Bibliography of reference
H. Benson, University Physics, John Wiley & Sons, Revised edition, New York (1995) D. C. Giancoli, Physics for Scientists and Engineers, 3rd ed., Prentice Hall, New York (2000) D. Halliday e R. Resnick, Fundamentos de Física, Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro (1985) D. Halliday, R. Resnick e K.S. Krane, Physics, 5th Ed. J.W. Kane, M.M. Sternheim, Physics, 3rd ed. John Wiley & Sons, New York (1988) J.B. Marion e W.F. Hornyak, General Physics with Bioscience Essays, John Wiley & Sons, 2nd Ed., New York (1985) F. Sears, M.W. Zemansky e H.D. Young, Física, 2ª ed., Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro (1985) P.A. Tipler, Física para cientistas e engenheiros, 3ª ed., Editora Guanabara Koogan Rio de Janeiro (1994) Teaching method
Ensino expositivo com referências constantes aos sistemas físicos cuja descrição mais possa interessar aos alunos de engenharia civil e do ambiente. Será enfatizada a referência a situações do dia a dia que podem ser explicadas recorrendo aos conceitos da física que se aprendem na disciplina. Procurar-se-á desta forma ilustrar a utilidade e a importância da física como disciplina estruturante em cursos de ciências e de tecnologias. Resources used
|