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Elementos de Electrónica
Fe 2003 . 2004 - º semestre
Especificação técnica - ficha curricular N.B. estas fichas estão definidas apenas desde 2007 (acordo de Bolonha). Elementos especificos
Objectivos formativos
Importância principal:
Capacidade para resolver problemas Cultura geral em Física Competências matemáticas para resolver problemas Importância secundária: Capacidade para procurar e utilizar bibliografia Compreensão teórica dos fenómenos físicos Cultura geral aprofundada em Física Programa genérico mínimo
1.Osciladores harmónicos, amortecidos e forçados; atractores periódicos e caóticos
2.Atractores pontuais em sistemas autónomos 3.Ciclos limite em sistemas autónomos 4.Atractores periódicos em osciladores forçados; o mapa de Poincaré 5.Atractores caóticos em osciladores forçados 6.Estabilidade e bifurcações; estabilidade de Liapunov 7.Comportamento caótico de mapas uni e bidimensionais; o mapa de Hénon 8.O sistema de Lorenz 9.Teorema de Kolmogorov-Arnold-Moser 10.Complexidade e emergência 11.Aplicações à Física Pré-requisitos
1.Análise Matemática I, II, III 2.Álgebra Linear e Geometria Analítica 3.Computadores e Programação 4.Mecânica Clássica I Competências genéricas a atingir
. Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo;. Competência para resolver problemas; . Competência em aprendizagem autónoma; . Adaptabilidade a novas situações; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em comunicação oral e escrita; . Competência em raciocínio crítico; . Criatividade; . Iniciativa e espírito empreendedor; . Preocupação com a qualidade; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
Classical Mechanics, 3rd edition, H. Goldstein, C. Poole, and J. Safko (Addison Wesley, San Francisco, 2002)
Classical Dynamics: a contemporary approach, J. V. José and E. J. Saletan (Cambridge University Press, Cambridge, 1998) Nonlinear Dynamics and Chaos, J. M. T. Thompson and H. B. Stewart (John Wiley & Sons, Chichester, 2002) Método de ensino
Os objectivos fundamentais desta disciplina são os indicados com 1 nos descritores de Dublin atrás referidos. A estratégia adoptada passa pela exposição teórica breve de um conjunto bastante alargado de tópicos e por um sistema de avaliação assente apenas na realização de pequenos trabalhos de projecto e respectivos relatórios. Estes trabalhos permitirão que o aluno estudo em profundidade alguns dos sistemas descritos nas aulas teóricas. Sugere-se que o aluno apresente 4 trabalhos, tendo os dois primeiros uma duração de 2 semanas (tempo dado ao aluno para realizar o trabalho, medido a partir do dia em que são distribuídos os enunciados) e os últimos dois uma duração de 4 semanas. Estes trabalhos permitem que o aluno desenvolva as suas capacidades de investigação e de trabalho individual na resolução de problemas avançados.
Recursos específicos utilizados
Laboratório de Computação Avançada
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