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2005 . 2006 - º semestre
Specification sheet N.B. these sheets are defined only since 2007 (agreement of Bologna). Specific details
*) N.B. if there are students who do not speak Portuguese the language is English.
Learning goals
- Estudo aprofundado dos circuitos amplificadores de andar único, diferenciais e multi-andar, incluindo a resposta em frequência
- Compreender a aplicar os princípios fundamentais da realimentação e da estabilidade - Capacidade de análise e projecto de filtros electrónicos, de geradores de sinais e de circuitos formatadores de sinal Syllabus
1. Circuitos amplificadores de andar único.
Introdução. Comparação das principais características dos transistores bipolares e MOS; modelos de alta frequência. Polarização de circuitos integrados: fontes de corrente e espelhos de corrente. Resposta em alta frequência dos circuitos: consideraçãoes gerais; determinação aproximada de f3dB; o teorema de Miller. Circuitos amplificadores de andar único básicos e sua resposta em frequência. O amplificador cascode. Espelhos de corrente melhoradas. 2. Amplificadores diferenciais e multi-andar. O par diferencial MOS e funcionamento para sinais fracos. O par diferencial BJT. Características não ideais do amplificador diferencial. Exemplos de amplificadores multi-andar simples. 3. Realimentação. Propriedades básicas da realimentação negativa. As topologias básicas. Determinação do ganho. O problema da estabilidade. O efeito da realimentação nos polos do amplificador. Estudo da estabilidade usando diagramas de Bode. Compensação em frequência. 4. Filtros e amplificadores sintonizados. Introdução. Função de transferência. Filtros Butterworth e Chebyshev. Funções de primeira e segunda ordem. Filtro LCR. Filtros activos. Amplificadores sintonizados. 5. Geradores de sinal e circuitos de formatação de sinais. Introdução. Osciladores sinusoidais. Osciladores com amplificador operacional. Osciladores com cristal. Geradores de ondas quadradas, triangulares e de impulso único. Rectificadores de precisão. Prerequisites
Electrónica. Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;. Computer Skills for the scope of the study; . Competence to solve problems; . Adaptability to new situations; . Competence in applying theoretical knowledge in practice; . Capacity of decision; . Competence to communicate with people who are not experts in the field; . Ethical commitment; . Competence in autonomous learning; . Creativity; (by decreasing order of importance) Teaching hours per semester
Assessment
Bibliography of reference
Microelectronic Circuits, Adel S. Sedra, Kenneth C. Smith, Oxford University Press, 5th ed.
Teaching method
Aulas teóricas expositivas complementadas com aulas laboratorias e de simulação. Resources used
Laboratório de electrónica convenientemente equipado.
Computadores equipados com programa para simulação. |