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2004 . 2005 - 2º semestre
Specification sheet N.B. these sheets are defined only since 2007 (agreement of Bologna). Specific details
Learning goals
Desenvolvimento das técnicas experimentais necessárias à observação e análise dos fenómenos físicos e sensibilização dos alunos para a postura do experimentalista. Complemento de formação das matérias leccionadas nas cadeiras de Física Geral.
Pretendem-se atingir as competências seguintes: - Aquisição de conceitos básicos relativos à análise de dados de medidas directas e indirectas de grandezas. - Competências experimentais e laboratoriais relativas à realização de medidas com diversos instrumentos e obtenção de estimativas para as grandezas medidas, com relevânica para a identificação das características dos instrumentos e as origens de erros - Organização e método de trabalho experimental. - Comunicação científica, através da redacção de relatórios escritos. - Utilização de meios informáticos para tratamento básico de dados em folha de cálculo A disciplina deve ainda desenvolver as seguintes competências de importânica secundária: - Organização e metodologia: incentivo à programação de medidas, recolha e armazenamento de dados, e à manutenção de um livro de notas. - Comunicação científica, através da redacção de relatórios escritos de apresentação, discussão e interpretação dos resultados experimentais. Syllabus
1. Análise de dados. Erros em medidas. Propagação de erros. Distribuições de probabilidade.
Princípios de mínimos quadrados e de máxima probabilidade. Intervalos de confiança. Ajuste e avaliação da qualidade de um ajustamento. O teste do qui-quadrado. 2. Realização de uma série de trabalhos experimentais nas áreas da Mecânica, da Electricidade e da Óptica e Fenómenos Ondulatórios, enquadrados nos conteúdos leccionados nas disciplinas de Física Geral I, Física Geral II e Fundamentos de Física Moderna. Prerequisites
Física Geral I
Frequência simultânea de Física Geral II e Fundamento de Física Moderna Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;. Critical thinking; . Quality concerns; . Competence in applying theoretical knowledge in practice; . Research skills; . Competence in organization and planning; . Competence in oral and written communication; . Computer Skills for the scope of the study; . Competence to solve problems; . Competence for working in group; (by decreasing order of importance) Teaching hours per semester
Assessment
Bibliography of reference
M.C. Abreu, L. Matias e L.F. Peralta, Física Experimental - Uma introdução, Lisboa, Editorial Presença (1994).
Teaching method
Nas aulas teórico-práticas são apresentados os trabalhos e atribuídos os trabalhos de preparação de entrega obrigatória antes dá realização do trabalho. O restante tempo da aula será dedicado à análise e discussão dos resultados das aulas anteriores Grupos de trabalho constituídos por dois alunos. Cada grupo realiza um determinado número de trabalhos práticos de acordo com um sistema rotativo definido na primeira aula.
Os alunos têm obrigatoriamente de possuir um caderno de notas, no qual devem anotar as particularidades da execução experimental não referidas no guião da experiência, as possíveis falhas ou fontes de erro características da metodologia e do sistema experimental utilizados e todos os resultados obtidos. Este caderno será utilizado na avaliação. Os alunos devem fazer relatórios e exposições orais de alguns trabalhos. Resources used
Laboratório equipamento para experiências de Física Básica e algumas experiência de Física Moderna.
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