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Electromagnetismo II/Electrm. e Técnicas Comp.
Fc+EF 2005 . 2006 - 1º semestre
Specification sheet N.B. these sheets are defined only since 2007 (agreement of Bologna). Specific details
Learning goals
- Perceber o funcionamentos dos dispositivos electrónicos fundamentais (amplificadores operacionais, díodos, transístores bipolares e transístores MOS)
- Desenvolver a capacidade para analisar e projectar circuitos electrónicos básicos - Aplicar os teoremas dos circuitos lineares na compreensão e simplificação de circuitos electrónicos - Compreender e utilizar os modelos básicos dos dispositivos semicondutores - Utilização de ferramentas de modelação e simulação de circuitos Syllabus
1. Introdução à electrónica: teoremas dos circuitos lineares; sinais analógicos e digitais; espectro de frequência; amplificação e modelos de circuitos amplificadores.
2. Amplificadores operacionais: amplificador operacional ideal; montagem inversora e não inversora; amplificador diferencial e de instrumentação; integrador e diferenciador; limitações do amplificador operacional não ideal. 3. Díodos: o díodo ideal; curvas características dos díodos de junção; modelos; descrição física do funcionamento da junção pn. Díodos zener. Circuitos rectificadores. Circuitos limitadores e restauração dc. 4. Transístores bipolares de junção (BJT): estrutura e modo de funcionamento; características corrente-tensão; funcionamento como amplificador e como interruptor.. Polarização do BJT em circuitos amplificadores. Funcionamento do BJT e modelos para sinais fracos. Circuitos amplificadores de andar único. O inversor BJT digital básico. 5. Transístores MOS de efeito de campo (MOSFET): estrutura e modo de funcionamento; características corrente-tensão; funcionamento como amplificador e como interruptor.. Polarização do MOSFET em circuitos amplificadores. Funcionamento e modelos para sinais fracos. Circuitos amplificadores de andar único. O inversor digital CMOS. MOSFET de deplecção. 6. Introdução à electrónica digital. Conversão analógico-digital e digital-analógica. Prerequisites
Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;. Computer Skills for the scope of the study; . Competence to solve problems; . Critical thinking; . Self-criticism and self-evaluation; . Competence in oral and written communication; . Knowledge of a foreign language; . Competence in autonomous learning; . Creativity; . Competence in applying theoretical knowledge in practice; (by decreasing order of importance) Teaching hours per semester
Assessment
Bibliography of reference
Microelectronic Circuits, Adel S. Sedra, Kenneth C. Smith, Oxford University Press, 5th ed.
Princípios de Electrónica, Albert P. Malvino, McGraw-Hill, 6ª ed. Teaching method
Aulas teóricas expositivas complementadas com aulas laboratorias e de simulação.
Resources used
Laboratório de electrónica convenientemente equipado.
Computadores equipados com programa para simulação. |