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2004 . 2005 - º semestre
Especificação técnica - ficha curricular N.B. estas fichas estão definidas apenas desde 2007 (acordo de Bolonha). Elementos especificos
Objectivos formativos
Tratando-se de um primeiro contacto formal que os alunos têm com a abstracção matemá-tica, os assuntos desenvolvidos nesta disciplina requerem que, simultaneamente, se apresentem exemplos matemáticos variados que os alunos dominam, (tais como, o conjunto dos reais e dos complexos) e respectivas generalizações, com vista à introdução dos conceitos genéricos de matriz, espaço vectorial e transformação linear.
Tais são ferramentas matemáticas que o aluno desenvolverá tendo como principal finalidade a respectiva utilização em outras áreas da matemática e aplicações na Engenharia (determinantes, método de Eliminação de Gauss e método dos mínimos quadrados na resolução de sistemas lineares, diagonalização de matrizes). Programa genérico mínimo
1.Matrizes- Operações com matrizes. 2. Sistemas de Equações Lineares- Método de Eliminação de Gauss. 3. Inversão de matrizes- Algoritmo de Gauss-Jordan. 4. Determinantes. 5. Espaços Vectoriais. 6. Transformações Lineares. 7. Espaços Vectoriais com Produto Interno. - Método dos Mínimos Quadrados. 6. Diagonalização de matrizes.
7.Aplicações Geométricas em R2 e em R3. Pré-requisitos
Conhecimento e domínio das matérias leccionadas na disciplina de Matemática do ensino secundário.
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência para resolver problemas; . Competência em raciocínio crítico; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em organização e planificação; . Competência em comunicação oral e escrita; . Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área; . Competência em entender a linguagem de outros especialistas; . Competência em autocrítica e auto-avaliação; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
Edgar Goodaire, Linear Algebra A Pure and Applied First Course, Prentice Hall, Pearson Education Inc., 2003
Steven J. Leon,. Linear Algebra with Applications, Prentice Hall, New Jersey, 2002 Luís T. Magalhães, Álgebra Linear como Introdução a Matemática Aplicada, Texto Editora, 1989 Gilbert Strang , Linear Algebra and its Applications, Harcout Brace Jovanovich, San Diego, 1988 Método de ensino
A disciplina engloba:
(i) 45 horas de aulas teóricas expositórias; (ii) 30 horas de aulas teórico-práticas onde é exigido que o aluno apresente, perante os colegas, exercícios resolvidos e preparados em casa; (iii) o aparecimento a aulas tutoriais semanais (para esclarecimentos de dúvidas). Recursos específicos utilizados
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