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CALENDÁRIO
DISCIPLINAS
HORÁRIOS
SALAS
MAPA DOCENTE
MAPA EXAMES
      
Biosensores e Sinais Biomédicos
EB
2019 . 2020  - 1º semestre
SINOPSE PROGRAMA HORÁRIO AVALIAÇÃO ESPECIFICAÇÃO


Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
2003232116pt,en *)

*) N.B.  se houver estudantes que não falem português a língua é o inglês.

Objectivos formativos
- Desenvolvimento de dispositivos biossensores para identificação de compostos específicos em áreas tão importantes como a saúde, ambiente, indústria alimentar e outras afins.
- Conhecimento das características dos principais transdutores fisiológicos e ambientais e suas aplicações
- Conhecimento dos métodos de detecção, medição e registo de sinais biomédicos.
- Conhecimento de métodos para análise de sinais biomédicos.
- Familiarização com as principais áreas de aplicação biomédica.

Aquisição de sinal fisiológico usando um sistema de aquisiçao de dados biomédicos - caso da onda de pressão arterial.
Parametrização da aquisição: frequência de amostragem em funçãoda largura de banda e ganho.
Visualização do sinal nos domínios do tempo e da frequência.
Processamentodo sinal : segmentação, FFT, propriedades estatísticas.
Caso de dois sinais correlacionados: adição do sinal de eeg.
Análise avançada: latência e correlação.
Programa genérico mínimo
Conceito de biossensor. Selectividade, sensibilidade, estabilidade e tempo de resposta. Detecção por evento biocatalítico ou por evento de ligação. Biossensores enzimáticos e imunossensores
Aplicações dos biossensores
Os elementos biológicos de reconhecimento. Imobilização de compostos biológicos.
Caracterização e modificação de superfícies. Revestimento com membranas sensoras.
Transdutores. Factores de desempenho. Monitorização in vitro e in vivo. Lab-on-a-chip
Estabilidade dos biossensores. A evolução do biossensor da glucose. Biossensores de última geração. Perspectivas futuras
Transdutores/Sensores fisiológicos e ambientais. Princípios e conceitos gerais. Parâmetros estáticos e dinâmicos
Estudo e aplicação de alguns sensores
Circuitos eléctricos de leitura, acondicionamento e amplificação
Sinais Biomédicos. Electrocardiografia, Electromiografia. Interferência e ruído. Filtros analógicos
Sinais analógicos e digitais. Digitalização. Amostragem. Erros de quantização e de aliasing
Pré-requisitos
Conhecimentos de Física I e II, Química Analítica, Química Orgânica, Bioquímica Bioelectricidade e Biomagnetismo, Análise e Processamento de Biosinais, Electrónica, Instrumentação e Sistemas de Aquisição de Dados ao nível de 1º ciclo de estudos.
Competências genéricas a atingir
. Competência em gestão da informação;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Adaptabilidade a novas situações;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em análise e síntese;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área;
. Competência em entender a linguagem de outros especialistas;
. Competência em autocrítica e auto-avaliação;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teórico-práticas30
aulas práticas laboratoriais30
orientação tutorial10
outras actividades10
total horas lectivas80

Método de avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo15 %
Trabalho laboratorial ou de campo20 %
Trabalho de síntese15 %
Exame50 %

Bibliografia de referência
Biosensors, E.Hall
Medical Instrumentation: Application and Design, 3rd Edition, John G. Webster (Editor) ISBN: 0-471-15368-0 Hardcover 720 pages August 1997
The Measurement, Instrumentation and Sensors Handbook, edited by John G. Webster, CRC Press,1999
The Biomedical engineering Handbook, Ed. Joseph Bronzino, CRC Press, 2000
Sensors and Tranducers A Guide for technicians, 2nd ed. Ian Sinclair, 1998
Biomedical Signal Processing and Signal Modeling, Eugene N. Bruce, Wiley, 2001
Sensors and Signal Conditioning, R. Pallás-Areny/John Webster, John Wiley and Sons, 1991
Artigos científicos recentes relacionados com os temas leccionados/ Recent scientific papers related to the lectured subjects
Método de ensino
Aulas teórico-práticas
Seminários de assistência obrigatória
Trabalhos de laboratório e mini projectos de carácter experimental relacionados com os tópicos leccionados.
Recursos específicos utilizados

Laboratório: Montagens experimentais com diversos sensores e análise dos respectivos sinais de saída

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