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Bioquímica da Imagem
EB 2015 . 2016 - 1º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
Esta disciplina tem como objectivo principal transmitir ao aluno os conhecimentos que lhe permitam a compreensão e análise crítica da informação capaz de ser fornecida pelos estudos de imagem dos principais tecidos e órgãos, em situações normais e patológicas. Para tal é feita uma abordagem bioquímica das características metabólicas específicas dos diferentes tecidos e órgãos que permitirão um estudo funcional por imagem.
A partir da análise de uma via metabólica, o aluno é levado a compreender a escolha de um alvo que possa ser usado como origem de uma imagem que traduza a actividade metabólica. Conhecendo o metabolismo e a imagem em situações normais, o aluno deverá ser capaz de identificar as alterações imagiológicas subjacentes a um estado patológico, e de propor novos alvos de interesse para estudos de imagem funcional. Programa genérico mínimo
Metabolismo fosfocálcico bifosfonatos e derivados
Metabolismo da bilirrubina IDA e derivados Metabolismo da tiróide Iodo e tecnécio Metabolismo das catecolaminas MIBG, Fluorodopa Tranferrina e ligandos do ferro Gálio-67 Proteínas de membrana GpP Agentes miocárdicos tecneciados Metabolismo Oxidativo Vias de oxidação/redução e metabolismo mitocondrial MIBI/Tetrofosmina, Derivados de misonidazole, 11C-Lactato, Oxigénio-15 Vias de morte celular - Annexina-V Transporte transmembranar Tálio-201 Via glicolítica FDG, 11C-Glicose Duplicação do DNA 11C-Timidina e derivados marcados com Fluor-18 (FLT) Metabolismo dos aminoácidos 11C-Metionina, e Tirosina e derivados, Fenilalanina Metabolismo da Vit- B12 111In-DAC Metabolismo dos ácidos gordos 11C-Palmitato, 11C- Acetato, e derivados marcados com 18F Receptores e transportadores celulares Dopamina, Serotonina, Somatostatina Programa prático: Visualização em modelos de algumas das vias metabólicas estudadas Pré-requisitos
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Competências genéricas a atingir
. Competência em organização e planificação;. Competência em trabalho em grupo; . Competência em trabalho em equipas interdisciplinares; . Preocupação com a qualidade; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em análise e síntese; . Compromisso ético; . Competência em aprendizagem autónoma; . Competência em autocrítica e auto-avaliação; . Competência em investigar; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
- Lehninger Principles of Biochemistry, Fourth Edition, 2004
- Chemical neuroanatomy, Emson PC, Ravem Press, 1983 - Nuclear Medicine in Clinical Diagnosis and Treatment, Peter Ell, Sam Gambhir, Churchill Livingstone; 3rd edition, 2004. Método de ensino
Nas aulas teóricas a matéria é leccionada de forma expositiva, utilizando-se meios audiovisuais. Nas aulas práticas laboratoriais, os alunos realizam trabalhos onde terão que aplicar os conhecimentos aprendidos nas aulas teóricas. No Seminário os alunos apresentam trabalhos relacionados com os temas abordados, que envolvem auto-aprendizagem.
As actividades de aprendizagem incluem o debate e o questionamento promovido no decurso dos diversos tipos de aulas. A componente prática laboratorial é fundamental nesta disciplina pois coloca o aluno em situações reais relacionadas com a profissão. Recursos específicos utilizados
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