|
Criação e Gestão de Empresas
EB+EF 2007 . 2008 - 1º semestre
Specification sheet Specific details
Learning goals
Motivar e orientar os alunos para a aquisição de competências e saberes de Gestão através do seu envolvimento, em equipa, em actividades que estimulam o empreendedorismo e os sentidos de organização e gestão.
Syllabus
Criação de empresas: empreendedorismo, da ideia de negócio para o mercado, o mercado, aspectos sociais das empresas, formas jurídicas das empresas, aspectos legais e fiscais, passos para a constituição de uma empresa. Aspectos financeiros: demonstração de resultados, orçamento de tesouraria, balanço, rendibilidade e equilíbrio financeiro. Investimento e financiamento. Gestão estratégica: fundamentos da gestão estratégica, técnicas de análise estratégia, escolas da gestão estratégica. Marketing e imagem. O plano de negócios e o plano de marketing.
Prerequisites
Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;. Competence in organization and planning; . Competence in oral and written communication; . Competence to solve problems; . Capacity of decision; . Competence for working in group; . Competence in interpersonal relations; . Competence to communicate with people who are not experts in the field; . Ethical commitment; . Competence in autonomous learning; . Adaptability to new situations; . Creativity; . Leadership; . Initiative and entrepreneurial spirit; . Quality concerns; . Competence in applying theoretical knowledge in practice; . Planning and managing; . Self-criticism and self-evaluation; . Negotiation skills; . Using the internet as a communication medium and information source; . Competence in working in interdisciplinary teams; . Critical thinking; . Sustainable development concerns; . Professional ambition; (by decreasing order of importance) Teaching hours per semester
Assessment
Bibliography of reference
Horácio Costa e Pedro Correia Ribeiro, Criação & Gestão de Micro-Empresas e Pequenos Negócios, Manual Prático Lidel, ISBN 972-757-290-1, 2004 (3ª edição, actualizada e aumentada).
Ao longo do semestre serão fornecidos elementos adicionais que enriquecem significativamente a citada bibliografia de referência. Teaching method
A aprendizagem teórica é contextualizada sobre actividades organizadas pelos alunos. A coordenação destas actividades conta com a intervenção activa de ex-alunos da disciplina, que contribuem para enculturar os alunos da disciplina para uma realidade delicada, hoje vivida no sector empresarial, onde os recém-licenciados são integrados em equipas lideradas por jovens da mesma idade, cujas orientações devem aprender a saber acatar. Resources used
|