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Processos de Transferência e Transporte
EB 2014 . 2015 - 1º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
Aquisição de conceitos básicos de termodinâmica e de transferência e transporte de calor e massa relevantes para a sua aplicação à compreensão dos processos envolvendo sistemas biológicos e de problemas biomédicos relacionados com esses processos.
Capacidade para procurar e utilizar bibliografia, organizando um conjunto consistente de informações relativas à área referida. Capacidade para resolver problemas, incluindo o desenvolvimento de competências matemáticas adequadas a esse fim. Capacidade para executar e interpretar resultados de experiências laboratoriais simples relacionadas com o conteúdo da disciplina. Programa genérico mínimo
I ? Princípios da Termodinâmica: 1. Noções básicas. 2. Primeira lei, coeficientes térmicos e capacidades térmicas, transições de fase. 3. Segunda lei, entropia, potenciais termodinâmicos e condições de equilíbrio. 4. Terceira lei.
II ? Transferência de Energia Térmica: 1. Introdução geral aos processos de transferência: definições básicas, balanço e equação geral de fluxos; mecanismos de transferência de calor. 2. Condução de calor: lei de Fourier e balanço de fluxos, geração de calor, estado não estacionário. 3. Convecção: forçada e natural; coeficientes de transferência de calor por convecção. 4. Permutadores de calor: tipos de permutador, calor transferido entre fluidos num permutador. 5. Radiação: corpo negro, corpo cinzento, factor de forma, calor transferido entre dois corpos. III ? Transferência de Massa: 1. Fundamentos da difusão de gases e líquidos. 2. Coeficientes de transferência de massa. 3. Transferência simultânea de massa e calor. Pré-requisitos
Fisica I, Fisica II, Química Geral, Técnicas Laboratoriais de Física (em simultâneo)
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência em comunicação oral e escrita; . Competência em gestão da informação; . Competência para resolver problemas; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Conhecimento de uma língua estrangeira; . Competência em raciocínio crítico; . Competência em aprendizagem autónoma; . Preocupação com a qualidade; . Competência em autocrítica e auto-avaliação; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
- Mark W. Zemansky, Richard H. Dittman, Calor e Termodinâmica (Heat and Thermodynamics), McGraw-Hill.
- Julio Güémez, Carlos Fiolhais, Manuel Fiolhais, Fundamentos de Termodinâmica do Equilíbrio, Fundação Calouste Gulbenkian, 1998. - Arthur T. Johnson, Biological Process Engineering: An Analogical Approach to Fluid Flow, Heat Transfer, and Mass Transfer Applied to Biological Systems, John Wiley Sons, 1999. Método de ensino
Aulas teóricas com exposição detalhada, recorrendo a meios audiovisuais, dos conceitos, princípios e teorias fundamentais.
Aulas teórico-práticas, em que se pretende desenvolver a autonomia dos alunos na resolução de exercícios de aplicação prática, que exijam a conjugação de conceitos teóricos distintos e promovam o raciocínio crítico face a problemas mais complexos. Realização de trabalhos de laboratório relacionados com os tópicos leccionados no primeiro capítulo, com a elaboração de relatórios focados na análise e interpretação de resultados. Recursos específicos utilizados
Laboratório com equipamento para fazer experiências simples relativas à área em estudo nesta unidade curricular.
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