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Física I
EB 2007 . 2008 - 1º semestre
Specification sheet Specific details
Learning goals
- Reconhecer e utilizar conceitos e princípios básicos da Física, estimulando a sua ligação ao estudo dos sistemas com interesse para a engenharia biomédica. Analisar, sintetizar e processar informação. - Saber utilizar as metodologias e as técnicas adequadas em Física, aplicando-as em situações e em sistemas com interesse para a engenharia biomédica. - Reconhecer a importância da física na interpretação e explicação de fenómenos da área das ciências da engenharia, em particular, e da ciência e da tecnologia, em geral. - Preparar, processar, interpretar e comunicar informação física, utilizando fontes bibliográficas pertinentes, discurso adequado e as ferramentas apropriadas. Syllabus
MECÂNICA DA PARTÍCULA E DE SISTEMAS:
Leis de Newton Forças de atrito Forças conservativas e energia potencial Conservação da energia mecânica Conservação da energia na presença de forças não conservativas Teorema do centro de massa Conservação do momento linear Conservação do momento angular MECÂNICA DOS FLUIDOS Noções e princípios fundamentais de hidroestática Dinâmica de fluidos não viscosos. Equação de Bernoulli - aplicações Fluidos viscosos: viscosidade, fluidos não newtonianos sem e com histerese, fluxo laminar e turbulento, número de Reynolds, atrito em fluidos viscosos, equação de Poiseuille - aplicações, lei de Stokes - aplicações. Viscosidade do sangue FENÓMENOS DE SUPERFÍCIE Tensão superfícial de um líquido, superfícies curvas nas interfaces líquido-ar Energia de coesão e energia de adesão Superfície de separação entre dois líquidos não miscíveis Capilaridade: tubos capilares, capilaridade entre lâminas Camadas monomoleculares Tensões de contacto entre um líquido e um sólido Absorção à superfície de sólidos OSCILAÇÕES Movimento harmónico simples (MHS) Sobreposição de dois MHS Oscilações amortecidas Oscilações forçadas e ressonância Prerequisites
Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;. Competence to solve problems; . Critical thinking; . Competence in autonomous learning; . Competence in applying theoretical knowledge in practice; . Competence in organization and planning; . Competence in oral and written communication; . Competence in information management; . Adaptability to new situations; . Creativity; (by decreasing order of importance) Teaching hours per semester
Assessment
Bibliography of reference
H. Benson, University Physics, John Wiley & Sons, Revised edition, New York (1995) D. C. Giancoli, Physics for Scientists and Engineers, 3rd ed., Prentice Hall, New York (2000) D. Halliday e R. Resnick, Fundamentos de Física, Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro (1985) D. Halliday, R. Resnick e K.S. Krane, Physics, 5th Ed. J.W. Kane, M.M. Sternheim, Physics, 3rd ed. John Wiley & Sons, New York (1988) J.B. Marion e W.F. Hornyak, General Physics with Bioscience Essays, John Wiley & Sons, 2nd Ed., New York (1985) F. Sears, M.W. Zemansky e H.D. Young, Física, 2ª ed., Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro (1985) P.A. Tipler, Física para cientistas e engenheiros, 3ª ed., Editora Guanabara Koogan Rio de Janeiro (1994) Teaching method
Ensino expositivo com referências constantes aos sistemas físicos cuja descrição mais possa interessar aos alunos de engenharia biomédica. Será enfatizada a referência a situações do dia a dia que podem ser explicadas recorrendo aos conceitos da física que se aprendem na disciplina. Procurar-se-á desta forma ilustrar a utilidade e a importância da física como disciplina estruturante em cursos de ciências e de tecnologias. Resources used
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