|
2004 . 2005 - º semestre
Specification sheet N.B. these sheets are defined only since 2007 (agreement of Bologna). Specific details
Learning goals
Integrar saberes com vista ao desenvolvimento profissional dos futuros professores. Desenvolver uma grelha de análise das situações educativas que sustente uma prática docente fundamentada e reflectida. Consciencializar a complexidade da função docente e das situações educativas, incidindo sobretudo na dinâmica e no funcionamento da aula. Syllabus
I - A turma 1. Dinâmicas individuais e de grupo 2. Representações e expectativas na relação educativa 3. Intervenções psicopedagógicas em casos especiais II - Gestão da aula e disciplina 1. Elementos e dinâmica da gestão da aula 2. Estratégias de motivação e de disciplina 3. A gestão de conflitos na turma III - Ensino e avaliação 1. Bases para um ensino eficaz 2. Estratégias de ensino, investigação e cooperação 3. Concepções e práticas de avaliação IV - Desenvolvimento pessoal e profissional docente 1. Das competências do professor à aprendizagem do aluno 2. Análise e treino de competências de comunicação e de relacionamento interpessoal Prerequisites
Introdução à Realidade Escolar I
Generic skills to reach
. Competence in oral and written communication;. Competence in interpersonal relations; . Ethical commitment; . Competence in applying theoretical knowledge in practice; . Planning and managing; . Competence to solve problems; . Competence in working in interdisciplinary teams; . Valuing diversity and multiculturalism; . Adaptability to new situations; . Self-criticism and self-evaluation; (by decreasing order of importance) Teaching hours per semester
Assessment
Bibliography of reference
Amado, J. (2002). Indisciplina e violência na escola. Porto. Asa.
Arends, R (2001). Aprender a ensinar. Lisboa. McGrawHill. Estrela, T (1998). Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na sala de aula. Porto. Porto Editora. Smith, c. e Strick, L. (2001). Dificuldades de aprendizagem de A a Z. Porto Alegre. Artmed. Spinthall e Sprinthall (2003). Psicologia Educacional. Lisboa. McGrawHill. Zabalza, M (2003). Planificação e desenvolvimento curricular. Porto. Asa. Teaching method
O desenvolvimento dos conteúdos será realizado com base numa abordagem teórica e experiencial, construindo um quadro de referência de base, quer através de aulas, quer de actividades de observação e análise da realidade escolar que, no caso de Introdução à Realidade Escolar II, incidem sobretudo na dinâmica e no funcionamento da aula. Para melhor concretizar estes objectivos, os estudantes deslocar-se-ão às escolas com as quais a FCTUC estabelecer protocolos, de modo a contactar com algumas das suas estruturas e a observar algumas actividades. Esta abordagem será complementada com a análise de casos incidindo sobre aspectos da dinâmica da aula, numa perspectiva compreensiva e interventiva e com recurso à estratégia da simulação. Resources used
Será condição preferencial a existência de protocolos com escolas, permitindo o contacto dos estudantes com algumas das suas estruturas e a observar algumas actividades. |