|
Didáctica da Física I
EFQ 2007 . 2008 - 1º semestre
Specification sheet Specific details
*) N.B. if there are students who do not speak Portuguese the language is English.
Learning goals
Importância central: Conhecimento dos temas a ensinar Capacidade de comunicar eficientemente com grupos ou indivíduos Competências em estratégias diversificadas de ensino / aprendizagem Importância secundária: Capacidade de reflectir sobre o desempenho individual e de o avaliar Capacidade de dar resposta às diversas necessidades dos estudantes Syllabus
Abordagem reflexiva, sob o ponto de vista de um futuro docente, dos conteúdos dos programas de Física dos Ensinos Básico e Secundário e das suas possíveis extensões. [Análise crítica de possíveis dúvidas de futuros alunos e de consequências da incorrecção da linguagem científica. Compreensão do conteúdo da Física como um sistema coerente (fortemente racional e sistemático) de conhecimentos, desenvolvido (sempre em desenvolvimento...) por seres humanos e da sua necessidade de traduzir o comportamento da Natureza. Importância da Física para o desenvolvimento tecnológico e da Tecnologia para o desenvolvimento da Física. Consequências sociais do desenvolvimento das ciências.] Prerequisites
Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;. Competence in oral and written communication; . Competence to solve problems; . Competence to communicate with people who are not experts in the field; . Competence in applying theoretical knowledge in practice; . Competence in organization and planning; . Competence for working in group; . Critical thinking; . Adaptability to new situations; . Self-criticism and self-evaluation; (by decreasing order of importance) Teaching hours per semester
Assessment
Bibliography of reference
Preparação de professores de Física - uma contribuição científico-pedagógica e didáctica: Ed. Almedina, Coimbra, 2004.
Artigos publicados em Revistas de especialidade Teaching method
Sempre fomentando a intervenção activa dos alunos, haverá:
. Aulas de discussão de conteúdos de Física, mui6tos deles pertencendo aos programas dos Ensinos Básico e Secundário. . Aulas de resolução de problemas, numa perspectiva de futuros professores de Física. . Aulas de laboratório, nas quais serão efectuadas e discutidas muitas das actividades laboratoriais dos programas do Ensino Básico e Secundário Em todas as actividades lectivas haverá . Controle de presenças. . Pequenos testes frequentes (quinzenais...), realizados nas aulas sem marcação prévia, cuja classificação contará para a nota final da disciplina. Estes testes serão corrigidos com anotações em menos de uma semana e devolvidos aos alunos para feed-back em relação à eficácia do estudo que estão a praticar. Disponibilidade dos docentes para discussões com os alunos sobre dúvidas e os resultados dos testes de avaliação continuada. [Obrigatoriedade de um número mínimo de presenças (cerca de 80% do total das aulas) para poder fazer avaliação continuada. Se vier a ser permitida na FCTUC a obrigatoriedade da avaliação continuada dos alunos, este número mínimo de presenças será condição para poder ter aprovação na disciplina]. Resources used
Data show, projector de acetatos.
|