DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Química Geral II - F

Ano letivo: 2013-2014
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
1005147126pt


Objectivos formativos
As cadeiras de Química Geral I e II visam dar ao aluno um conhecimento teórico e teórico-prático das diferentes áreas de química importantes para a Licenciatura em Física. A Química Geral 2 incide especialmente nos diferentes tipos de composto químico inorgânico e orgânico, o seu comportamento e as suas reacções - reactividade, oxidação-redução e cinética.
Competências gerais e específicas (descritores de Dublin):
1.Conhecimento e capacidade de compreensão:
1.1- Reconhecer e utilizar teorias e conceitos
1.2- Analisar e resumir a informação
2.Aplicação de conhecimentos e compreensão
2.1- Aplicar conhecimentos para abordar problemas
2.2- Saber realizar trabalhos práticos no laboratório
3.Realização de julgamento/tomada de decisão:
3.1- Processar e interpretar dados quantitativos
4.Comunicação:
4.1- Compreender e utilizar as fontes de informação
4.2 - Transmitir adequadamente os conhecimentos adquiridos
5.Competências de auto-aprendizagem
5.1- Desenvolver as competências adequados para ser autónomo
5.2 - Saber avaliar o auto-desempenho
Programa genérico mínimo
Soluções - propriedades e reacções em solução
Condutividade, actividade e concentrações
Solubilidade e reacções de precipitação
Sistemas coloidais
Esquema geral de análise qualitativa de soluções
Ácidos, bases e soluções tampão; pH; titulações ácido-base
Sistemas mono- e polipróticos.

Cinética Química
Ordem das reacções e molecularidade
Reacções da ordem 1, 2, 3 e pseudo-1; velocidade das reacções; radioactividade
Teorias da cinética das reacções
Efeito da temperatura na cinética e energia de activação
Métodos para investigar o mecanismo das reacções
Catálise: catalisadores homogéneos e heterogéneos.

Oxidação-Redução; Electroquímica
A série electroquímica (série de reactividade); reacções de oxidação-redução
Potenciais de eléctrodo e a equação de Nernst; diagramas do estado de oxidação
Células electroquímicas: galvânicas e electrolíticas
Eléctrodos indicadores e selectivos; eléctrodos de referência
Pilhas e células de combustível; processos de corrosão

Compostos inorgânicos
Classificação.
Propriedades dos elementos dos grupos principais e os seus compostos
Metais de transição; formação de complexos.

Compostos orgânicos
Estruturas, geometria e conformação; classificação de compostos, estereoquímica
Grupos funcionais importantes e as suas reacções.
O petróleo e petroquímica
Polímeros termoplásticos, termoendurecidos e condutores
Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em análise e síntese;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em autocrítica e auto-avaliação;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas45
aulas teórico-práticas30
total horas lectivas75

Método de avaliação
Mini testes20 %
Exame80 %

Bibliografia de referência
R. Chang Química, 8ª ed.
L.L. Jones e P.W. Atkins Chemistry. Molecules, Matter and Change, 4ª ed.
J.C. Kotz e P. Treichel Chemistry and Chemical Reactivity, 3ª ed.
Método de ensino
Os métodos de ensino das aulas teóricas e teórico-práticas têm como objectivo a aprendizagem global da disciplina.
As aulas teóricas são apoiadas em apresentações com textos simples, e em diagramas, gráficos, etc., com o apoio de meios audiovisuais. Há oportunidade de discutir os conceitos e assuntos mais difíceis.
O ensino teórico-prático incide sobre e acompanha a matéria das aulas teóricas com a intervenção activa dos alunos na discussão da resolução dos problemas que são fornecidos aos alunos no início do semestre e são objecto de estudo antes da respectiva aula.
Recursos específicos utilizados