DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Cerâmicas e Vidros - EMat

Ano letivo: 2005-2006
Specification sheet
N.B. these sheets are defined only since 2007 (agreement of Bologna).

Specific details
course codecycle os studiesacademic semestercredits ECTSteaching language
114.5pt


Learning goals
Aquisição de conceitos básicos relativos à análise de dados de medidas directas e indirectas de grandezas: métodos para adopção das melhores estimativas para os valores das grandezas medidas e para parâmetros de correlação funcional entre várias grandezas; bases do método de ajuste por minimização do qui-quadrado.
Desenvolvimento de competências experimentais e laboratoriais relativas à realização de medidas com diversos instrumentos e obtenção de estimativas para as grandezas medidas, com relevância para a identificação das características dos instrumentos e as origens de erros sistemáticos e aleatórios.
Além daquelas competências de importância central, a disciplina deve ainda desenvolver as seguintes competências de importância secundária:
Organização e método de trabalho.
Comunicação científica, através da redacção de relatórios escritos.
Utilização de meios informáticos para tratamento básico de dados em folha de cálculo.
Syllabus
Verdadeiro valor de uma grandeza. Erros em medidas. Propagação de erros.
Distribuições de probabilidade.
O princípio de mínimos quadrados e o princípio de máxima probabilidade.
Adopção da melhor estimativa para o verdadeiro valor de uma grandeza. Intervalos de confiança.
Noções gerais sobre ajuste de curvas a resultados experimentais. Ajuste de rectas.
Avaliação da qualidade de um ajustamento. O teste do qui-quadrado. Qui-quadrado normalizado.
Algumas noções de instrumentação básica: multímetros, osciloscópio, etc.
Realização de trabalhos experimentais de medidas directas e indirectas de grandezas físicas.
Prerequisites
Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;
. Computer Skills for the scope of the study;
. Competence for working in group;
. Critical thinking;
. Competence in applying theoretical knowledge in practice;
. Competence in organization and planning;
. Competence in oral and written communication;
. Competence to solve problems;
. Adaptability to new situations;
. Research skills;
(by decreasing order of importance)
Teaching hours per semester
lectures15
laboratory classes45
total of teaching hours60

Assessment
Laboratory or field work30 %
Exam40 %
Other30 %

Bibliography of reference
- N. Ayres de Campos, Introdução à análise de dados, Departamento de Física, U.C.
- P.R. Bevington, Data reduction and error analysis for the physical sciences, McGraw-Hill
- Siegmund Brandt, Data Analysis (3rd ed.), Springer, New York, 1999.
Teaching method
Exposição dos tópicos da matéria teórica.
Realização supervisionada de trabalhos práticos previamente preparados, em grupos constituídos de acordo com um sistema rotativo. A última hora de aula deve ser dedicada à análise e discussão dos resultados obtidos. Cada grupo elabora, depois da aula e de discutir o trabalho com o professor, um relatório que incluirá uma introdução de correlação com a matéria teórica e a apresentação dos resultados em gráficos e tabelas e a respectiva análise e discussão.
Resources used
. Equipamento laboratorial adequado aos trabalhos programados, em número suficiente para o funcionamento simultâneo de vários grupos de trabalho.
. Guiões, notas de apoio e bibliografia específica de acordo com os conteúdos envolvidos em cada trabalho prático.
. Computadores para tratamento de dados em folha de cálculo.