DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Análise Institucional e Dinâmica Escolar - EC3

Ano letivo: 2011-2012
Specification sheet

Specific details
course codecycle os studiesacademic semestercredits ECTSteaching language
3004660323pt *)

*) N.B.  if there are students who do not speak Portuguese the language is English.

Learning goals
Promover a análise e a reflexão crítica sobre as escolas como organizações educativas.
Identificar factores condicionantes do bom funcionamento da escola.
Desenvolver competências no domínio da análise da dinâmica escolar.
Reflectir sobre a complexa rede dos componentes e factores subjacente à identidade profissional docente.
Implementar estratégias de análise e desenvolvimento das dimensões pessoal, profissional e institucional da identidade docente.

Syllabus
As instituições e o institucional e a escola.
As organizações escolares como sistema.
Condições estruturantes do funcionamento da escola.
Clima, cultura e liderança.
A autonomia e a gestão centrada na escola. O efeito da escola. A questão das boas escolas e das boas práticas.
Profissionalidade e identidade docente
Desenvolvimento profissional docente

Prerequisites
Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;
. Critical thinking;
. Competence in autonomous learning;
. Self-criticism and self-evaluation;
. Research skills;
. Competence in organization and planning;
. Competence in oral and written communication;
. Competence to solve problems;
. Competence in interpersonal relations;
. Quality concerns;
(by decreasing order of importance)
Teaching hours per semester
theory-practical classes15
total of teaching hours15

Assessment
Synthesis work thesis25 %
Research work50 %
Mini tests25 %

Bibliography of reference
Day, C. (1999). Developing teachers: the Challenges of life long learning. Taylor & Francis Group.
Fernández, Lidia M.. (2005). Instituciones educativas. Dinàmicas institucionales en situaciones críticas. Buenos Aires, Barcelona, México: Paidos.
Glickman, C., Gordon, S & Ross-Gordon, J. (2008). Basic guide to supervision and instructional leadership. Allyn & Bacon, Inc.
Lima, J. (2008). Em busca da boa escola. Instituições eficazes e sucesso educativo. V. Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
Lima, L. (Org.). (2006). Compreender a escola. Perspectivas de análise organizacional. Porto: Edições Asa.
Nascimento, M. A. (2002). A construção da identidade profissional na formação inicial de professores. Dissertação de Doutoramento. Coimbra: FPCEUC.
Sugure, C. & Day, C. (2001). Developing Teachers and Teaching Practice: International Research Perspectives. Taylor & Francis Group.
Yáñez, Julián L., Moreno, Marita S., Nicastro, Sandra (2002). Análisis de organizaciones eduativas através de casos. Madrid: Sintesis educacion.

Teaching method
Utilização combinada de método expositivo com reflexão sobre leituras e apresentação de temas e problemas.

Resources used