DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Curricular Analysis and Innovations in Science Teaching - EC3

Ano letivo: 2014-2015
Specification sheet

Specific details
course codecycle os studiesacademic semestercredits ECTSteaching language
3004528316pt


Learning goals
- Conhecer e compreender concepções de currículo e sistematizar uma noção de currículo;
- Analisar esquemas teóricos de organização curricular adequados ao ensino das ciências;
- Conhecer documentos curriculares vigentes e compreender os seus fundamentos;
- Analisar documentos curriculares na área das ciências e organizar sínteses operacionais;
- Conhecer planos curriculares para o ensino das ciências;
- Analisar esses planos curriculares à luz de conhecimentos adquiridos;
- Construir planos curriculares adequados a contextos específicos de ensino;
- Avaliar a correcção e funcionalidade dos planos curriculares construídos para tais contextos.

Syllabus
Introdução
1. Sentido do currículo na educação formal
1.1. História do currículo e tendências heurísticas que revela
1.2. Emergência e justificação da educação científica no currículo formal
1.3. Potencialidades e limites do currículo escolar na educação científica
2. Estudo do currículo
2.1. Teorias curriculares e esquemas de desenvolvimento curricular delas derivados
2.2. Especificidades da educação científica e suas implicações para domínio curricular
2.3. Tentativa de definição de currículo no presente
3. Orientações curriculares no e para o actual Sistema Educativo
3.1. Linhas gerais de conceptualização e desenvolvimento curricular
3.2. Conceptualização e desenvolvimento curricular na área do ensino das ciências *
4. Planos curriculares para o ensino das ciências
4.1. Programas aferidos *
4.2. Programas em estudo *
5. Desenvolvimento curricular na área do ensino das ciências
5.1. Decisões curriculares na área do ensino das ciências: sua justificação e articulação *
5.2. Componentes e características dos planos curriculares para o ensino das ciências
5.3. Fases de desenvolvimento curricular: diagnóstico, pré-acção, interacção, e pós-acção.
Síntese

Prerequisites
Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;
. Competence in organization and planning;
. Capacity of decision;
. Critical thinking;
. Ethical commitment;
. Competence to solve problems;
. Competence in autonomous learning;
. Quality concerns;
. Planning and managing;
. Self-criticism and self-evaluation;
(by decreasing order of importance)
Teaching hours per semester
lectures15
theory-practical classes10
tutorial guidance5
total of teaching hours30

Assessment
Synthesis work thesis30 %
Exam50 %

Bibliography of reference
Bidarra, G; Festas, I. & Damião, M. H. (2007). Pedagogia ou demagogia construtivista? As orientações curriculares no ensino básico em Portugal Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación (No prelo).
Damião, M. H. (1996). Pré, inter e pós-acção: planificação e avaliação em pedagogia. Coimbra: Minerva.
Damião, M.H. (2004). (Ainda) sobre a noção de competência na educação escolar básica. Gazeta da Física, n.º de Julho-Setembro.
Damião, M.H. (2007). Tradição e inovação em educação: breve incursão pelo plano de estudos inaciano M. Gonçalves; C. B. Morais; & J. M. Lopes (2007). Repensar a escola hoje: o contributo dos Jesuítas. Universidade Católica Portuguesa, Braga, 179-193.
Ministério da Educação. Departamento de Educação Básica (2001). Curriculum Nacional do Ensino Básico: Competências essenciais. Lisboa: ME/DEB, 9-11.
Ministério da Educação. Departamento do Ensino Secundário, Programas disciplinares aprovados para as Ciências Experimentais
Pacheco, J. A. (s.d). Competências curriculares: as práticas ocultas nos discursos das reformas. Braga: Universidade do Minho.
Quintana Cabanas, J. M. (2005). Crítica pedagógica de los sistemas educativos occidentales. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, 13 (46), 55-66.
Savater, F. (1997). O valor de educar. Lisboa: Presença, 82-101 e 102-116.

Teaching method
- Exposição complementada com estudo individual
- Trabalhos individuais: Análise de documentos curriculares, apoiada em instrumentos estruturados
- Trabalhos em pequeno grupo: Construção de planos curriculares na área do ensino das ciências
- Sínteses em grupo alargado
Resources used
- Equipamento informático de projecção
- Dossier de documentos curriculares (a preparar pela docente)
- Dossier de trabalho (a preparar pela docente)