Surface Characterization - EB3

Ano letivo: 2014-2015

Pretende-se com esta disciplina que os estudantes adquiram competências em técnicas de caracterização de materiais de modo a poderem seleccionar a(s) técnica(s) mais adequadas a um determinado objectivo, que pode ser a determinação da composição química ou fásica de uma determinada amostra, a sua observação microscópica, a avaliação da sua estrutura interna, do seu comportamento térmico e das suas propriedades mecânicas e químicas, entre outras. Para tal, os estudantes terão acesso a diferentes equipamentos disponíveis na FCTUC, para resolução de trabalhos práticos que serão culminados com a elaboração de relatórios científicos. As capacidades de experimentação dos estudantes e de realização de trabalho de investigação são outros dos objectivos formativos desta disciplina.

Microanálise por sonda electrónica (EDS e WDS); Espectroscopia de massa de iões/neutrões secundários (SIMS/ SNMS); Espectroscopia de fotoelectrão X (XPS). Difracção de raios X (XRD); Microscopia electrónica de transmissão (TEM). Microscopia electrónica de varrimento (SEM) e Microscopia de força atómica (AFM). Avaliação das propriedades mecânicas de dureza, módulo de elasticidade e tenacidade à fractura por indentação. Nanotribologia. Análise inversa para determinação da taxa de encruamento.
Calorimetria diferencial de varrimento (DSC). Análise térmica diferencial (ATD). E Termogravimetria (TG)

. Competence in information management;
. Competence to solve problems;
. Knowledge of a foreign language;
. Capacity of decision;
. Competence in autonomous learning;
tutorial guidance10

Sseminar or study visit20 %
Laboratory or field work30 %
Assessment Tests50 %

Não existe um único livro que abranja todos os tópicos da matéria. Serão facultados aos estudantes apontamentos sobre as diversas técnicas experimentais em estudo.

A disciplina dará os conhecimentos teóricos fundamentais de diversas técnicas de caracterização de materiais disponíveis na FCTUC que serão aplicados na prática na resolução de um problema de engenharia. O trabalho prático funcionará em grupos de 2 estudantes que terão de utilizar diversas técnicas de caracterização, consoante o caso em estudo. No final do semestre deverão elaborar um relatório com os resultados obtidos e as conclusões retiradas dos ensaios realizados.