DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Comunicação Científica e Técnica - F+EF

Ano letivo: 2011-2012
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
1002498123.0pt


Objectivos formativos

Importância central: Identificar os vários géneros de comunicação científica e técnica e a sua função na comunidade académica e industrial.

Saber organizar informação e apresentá-la sob a forma escrita e oral nos principais géneros.

Aprender e aplicar as boas regras de apresentação oral e comunicação escrita.

 

Importância secundária: Capacidade de actualização.

Capacidade para procurar e utilizar bibliografia.

Estar familiarizado com as fronteiras de investigação.

Programa genérico mínimo

Papel da comunicação científica e técnica.

Apresentações orais e na forma de poster.

Estrutura de um artigo científico.

Revisão de um artigo científico.

Processo de publicação de um artigo científico.

Relatórios técnicos.

Comunicação com as massas.

Como redigir uma dissertação.

Pré-requisitos

Não há.

Competências genéricas a atingir
. Competência em organização e planificação;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Conhecimento de uma língua estrangeira;
. Competência em gestão da informação;
. Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área;
. Competência em análise e síntese;
. Competência em relações interpessoais;
. Competência em entender a linguagem de outros especialistas;
. Compromisso ético;
. Preocupação com a qualidade;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teórico-práticas30
total horas lectivas30

Método de avaliação
Projecto60 %
Outros40 %
concretização da avaliação em 20112012
Vitali Iourievitch Tchepel

Bibliografia de referência

ALLEY, M. (1998). The craft of scientific writing. Springer.

ALLEY, M. (2005). The craft of scientific presentations. Springer.

Communication in science: writing a scientific paper and speaking at scientific meetings (1993). Cambridge University Press.

Método de ensino

O ensino desta disciplina é teórico-prático, com algumas intervenções teóricas por parte do professor e com grande ênfase na aplicação prática das boas técnicas de comunicação científica, sob a forma escrita e oral. Os alunos deverão fazer uma apresentação científica oral e na forma de poster, redigir um artigo científico e fazer uma revisão dum artigo escrito por um colega seu. As apresentações e o artigo serão objecto de discussão e avaliação por parte do professor e dos colegas. As comunicações em qualquer das formas podem ser feitas em Português ou em Inglês a escolha do aluno.

Recursos específicos utilizados