DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Physics - B

Ano letivo: 2017-2018
Specification sheet

Specific details
course codecycle os studiesacademic semestercredits ECTSteaching language
1002487126pt


Learning goals

- Reconhecer e utilizar conceitos e princípios básicos da Física, estimulando a sua ligação ao estudo dos sistemas com interesse para a biologia. Analisar, sintetizar e processar informação.

- Saber utilizar as metodologias e as técnicas adequadas em Física, aplicando-as em situações e em sistemas com interesse para a biologia.

- Reconhecer a importância da física na interpretação e explicação de fenómenos da área da ciência e da tecnologia, em geral.

- Preparar, processar, interpretar e comunicar informação física, utilizando fontes bibliográficas pertinentes, discurso adequado e as ferramentas apropriadas.

Syllabus
1. Mecânica.
1.1. Dinâmica da partícula.
1.2. Sistemas de partículas.
1.3. Condições de equilíbrio; equilíbrio do corpo humano.
1.4. Elasticidade; propriedades elásticas de materiais biológicos.

2. Fluidos.
2.1. Hidrostática
2.2. Hidrodinâmica

3. Electricidade.
3.1. Electrostática.
3.2. Correntes eléctricas e fenómenos de bioelectricidade.
3.3. Campo magnético.
3.4. Indução electromagnética.
3.5. Ondas e luz.
4. Radioactividade.
4.1. Estrutura do núcleo.
4.2. Decaimento radioactivo.

Prerequisites
Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;
. Competence to solve problems;
. Critical thinking;
. Competence in autonomous learning;
. Competence in applying theoretical knowledge in practice;
. Competence in organization and planning;
. Competence in oral and written communication;
. Competence in information management;
. Adaptability to new situations;
. Creativity;
(by decreasing order of importance)
Teaching hours per semester
lectures45
theory-practical classes30
total of teaching hours75

Assessment
Exam100 %

Bibliography of reference

H. Benson, University Physics, John Wiley & Sons, Revised edition, New York (1995)
D. C. Giancoli, Physics for Scientists and Engineers, 3rd ed., Prentice Hall, New York (2000)
D. Halliday e R. Resnick, Fundamentos de Física, Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro (1985)
D. Halliday, R. Resnick e K.S. Krane, Physics, 5th Ed.
J.W. Kane, M.M. Sternheim, Physics, 3rd ed. John Wiley & Sons, New York (1988)
J.B. Marion e W.F. Hornyak, General Physics with Bioscience Essays, John Wiley & Sons, 2nd Ed., New York (1985)
F. Sears, M.W. Zemansky e H.D. Young, Física, 2ª ed., Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro (1985)
P.A. Tipler, Física para cientistas e engenheiros, 3ª ed., Editora Guanabara Koogan Rio de Janeiro (1994)


Teaching method



Ensino expositivo com referências constantes aos sistemas físicos cuja descrição mais possa interessar aos alunos de Biologia. Será enfatizada a referência a situações do dia a dia que podem ser explicadas recorrendo aos conceitos da física que se aprendem na disciplina. Procurar-se-á desta forma ilustrar a utilidade e a importância da física como disciplina estruturante em cursos de ciências e de tecnologias.




Resources used