DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

General Physics II - EMec

Ano letivo: 2018-2019
Specification sheet

Specific details
course codecycle os studiesacademic semestercredits ECTSteaching language
1003211116pt


Learning goals
- Reconhecer e utilizar conceitos e princípios básicos da Física, estimulando a sua ligação ao estudo dos sistemas com interesse para a engenharia mecânica. Analisar, sintetizar e processar informação.
- Saber utilizar as metodologias e as técnicas adequadas em Física, aplicando-as em situações e em sistemas com interesse para a engenharia mecânica.
- Reconhecer a importância da física na interpretação e explicação de fenómenos da área das ciências da engenharia, em particular, e da ciência e da tecnologia, em geral.
- Preparar, processar, interpretar e comunicar informação física, utilizando fontes bibliográficas pertinentes, discurso adequado e as ferramentas apropriadas.
Syllabus
1. ELECTROMAGNETISMO
1.1 Carga eléctrica e lei de Coulomb.
1.2 Campo eléctrico e potencial eléctrico.
1.3 Condutores, isoladores e dieléctricos.
1.4 Corrente eléctrica, lei de Ohm e circuitos de corrente contínua.
1.5 Leis de Kirchhoff
1.6 Condensadores e circuitos RC.
1.7 Campo magnético. Fontes de campo magnético.
1.8 Força de Lorentz. Forças entre correntes
1.9 Indução electromagnética e lei de Faraday
1.10 Indutores e circuitos RLC.

2. ÓPTICA
2.1 Princípios da óptica geométrica
2.2 Espelhos e lentes ideais; aberrações. Instrumentos ópticos
2.3 Natureza ondulatória da luz: espectro electromagnético
2.4 Polarização, interferência e difracção. Princípio de Huygens
2.5 Lasers: noções básicas

3. RADIOACTIVIDADE
3.1 Estrutura do núcleo; isótopos.
3.2 Declínio radioactivo
3.3 Radiações nucleares
3.4 Reacções nucleares
Prerequisites
Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;
. Competence to solve problems;
. Critical thinking;
. Competence in autonomous learning;
. Competence in applying theoretical knowledge in practice;
. Competence in organization and planning;
. Competence in oral and written communication;
. Competence in information management;
. Adaptability to new situations;
. Creativity;
(by decreasing order of importance)
Teaching hours per semester
lectures45
theory-practical classes30
total of teaching hours75

Assessment
Exam100 %

Bibliography of reference
H. Benson, University Physics, John Wiley & Sons, Revised edition, New York (1995)
D. C. Giancoli, Physics for Scientists and Engineers, 3rd ed., Prentice Hall, New York (2000)
D. Halliday e R. Resnick, Fundamentos de Física, Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro (1985)
D. Halliday, R. Resnick e K.S. Krane, Physics, 5th Ed.
J.W. Kane, M.M. Sternheim, Physics, 3rd ed. John Wiley & Sons, New York (1988)
J.B. Marion e W.F. Hornyak, General Physics with Bioscience Essays, John Wiley & Sons, 2nd Ed., New York (1985)
F. Sears, M.W. Zemansky e H.D. Young, Física, 2ª ed., Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro (1985)
P.A. Tipler, Física para cientistas e engenheiros, 3ª ed., Editora Guanabara Koogan Rio de Janeiro (1994)
Teaching method
Ensino expositivo com referências constantes aos sistemas físicos cuja descrição mais possa interessar aos alunos de engenharia mecânica. Será enfatizada a referência a situações do dia a dia que podem ser explicadas recorrendo aos conceitos da física que se aprendem na disciplina. Procurar-se-á desta forma ilustrar a utilidade e a importância da física como disciplina estruturante em cursos de ciências e de tecnologias.
Resources used