DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Física Geral I - F+EF

Ano letivo: 2017-2018
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
1002550116pt


Objectivos formativos
- Compreensão das leis e princípios básicos da Mecânica Clássica e das suas aplicações.
- Capacidade de utilizar conceitos de Mecânica para resolver problemas.
- Capacidade para aprender Física.
- Cultura geral aprofundada em Física.
- Comunicação oral e escrita.

. Competência em análise e síntese
. Competência em organização e planificação
. Competência em comunicação oral e escrita
. Competência para resolver problemas
. Competência em raciocínio crítico
. Competência em aprendizagem autónoma
. Adaptabilidade a novas situações
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos
. Competência em autocrítica e auto-avaliação
Programa genérico mínimo
1. MECÂNICA DA PARTÍCULA E DE SISTEMAS
1.1 Leis de Newton
1.2 Força gravitacional e peso, força elástica e de atrito
1.3 Trabalho e energia cinética
1.4 Forças conservativas e energia potencial
1.5 Conservação da energia mecânica
1.6 Sistemas de partículas
1.7 Variação de energia cinética na presença de forças de atrito: equação do centro de massa
1.8 1ª lei da Termodinâmica e lei de conservação da energia em geral
1.9 Lei de conservação do momento linear e colisões
1.10 Rotação de um corpo rígido em torno de um eixo fixo
1.11 Rolamento com e sem deslizamento e momento angular
1.12 Estática do corpo rígido
2. MECÂNICA DOS FLUIDOS
2.1 Noções e princípios da hidrostática
2.2 Dinâmica de fluidos não viscosos. Equação de Bernoulli
2.3 Fluidos viscosos e lei de Stokes
3. OSCILAÇÕES
3.1 Movimento harmónico simples (MHS)
3.2 Energia no MHS
3.3 Movimento pendular
3.4 Oscilações amortecidas
3.5 Oscilações forçadas
Pré-requisitos
Não tem
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência em organização e planificação;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Adaptabilidade a novas situações;
. Competência em autocrítica e auto-avaliação;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas45
aulas teórico-práticas30
total horas lectivas75

Método de avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo0 %
Trabalho laboratorial ou de campo0 %
Resolução de problemas0 %
Trabalho de síntese0 %
Projecto0 %
Trabalho de investigação0 %
Mini testes0 %
Frequência2 Frequências | 2 Midterm exams (50 + 50) %
Exame100 %
Outros0 %
0 %
0 %

Bibliografia de referência
Physics for Scientists and Engineers with Modern Physics
Raymond A. Serway, John Jewett
Brooks/Cole (9th edition, 2013); ISBN: 978-1133953999

Physics for Scientists and Engineers with Modern Physics
Douglas C. Giancoli
Pearson (4th edition, 2008); ISBN: 978-0136074809

Fundamentos de Física
Maria José B. Marques de Almeida, Maria Margarida Ramalho R. Costa
Almedina (3ª edição, 2012); ISBN: 978-9724048413
Método de ensino
Ensino expositivo com referências constantes aos sistemas físicos cuja descrição mais possa interessar aos alunos. Será enfatizada a referência a situações do dia a dia que podem ser explicadas recorrendo aos conceitos da física que se aprendem na disciplina. Procurar-se-á desta forma ilustrar a utilidade e a importância da introdução à física como disciplina estruturante nos cursos de Física e Engenharia Física.
Recursos específicos utilizados
Data show, projector de acetatos.