DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Elementos de Física - EGeog

Ano letivo: 2004-2005
Specification sheet
N.B. these sheets are defined only since 2007 (agreement of Bologna).

Specific details
course codecycle os studiesacademic semestercredits ECTSteaching language
17.5pt


Learning goals
Competências de importância central:

Compreensão teórica dos fenómenos físicos
Capacidade para resolver problemas
Cultura geral aprofundada em Física

Competências de importância secundária:

Capacidade para aprender
Capacidades experimentais e laboratoriais
Capacidade para procurar e utilizar bibliografia
Syllabus
1. Estrutura cristalina de sólidos
2. Imperfeições (defeitos) em sólidos
3. Difracção de raios X, neutrões e electrões.
4. Dinâmica das redes cristalinas
5. Propriedades térmicas dos sólidos
6. Electrões em sólidos
7. Introdução ao estudo de semicondutores
8. Noções de magnetismo em sólidos
Prerequisites
Análise Matemática I e II
Física Geral I e II
Fundamentos de Física Moderna
Mecânica Quântica
Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;
. Competence in oral and written communication;
. Competence to solve problems;
. Critical thinking;
. Competence in autonomous learning;
. Computer Skills for the scope of the study;
. Competence for working in group;
. Competence to communicate with people who are not experts in the field;
. Competence in applying theoretical knowledge in practice;
(by decreasing order of importance)
Teaching hours per semester
lectures45
laboratory classes45
total of teaching hours90

Assessment
Laboratory or field work20 %
Mini tests15 %
Exam65 %

Bibliography of reference
Apontamentos da disciplina - M. Margarida R. R. Costa e Lourdes C. R. Andrade

Elementary Solid State Physics - M. A. Omar, Addison Wesley Publishing Company, 1975

The Basics of Crystallography and Diffraction - C. Hammond, Oxford University Press, 2001
Teaching method
Nas aulas teóricas serão apresentados os tópicos do programa, solicitando-se frequentemente a intervenção dos alunos, de modo a estimular o seu espírito crítico, a capacidade de compreender e de relacionar.

Os alunos serão convidados a resolver em casa problemas propostos; estes serão discutidos em aulas PL e as dúvidas esclarecidas através do diálogo entre alunos e destes com o Professor.

Os trabalhos laboratoriais serão apresentados, de forma sucinta mas completa, por grupos de alunos que posteriormente os vão realizar em Laboratório.
Resources used