DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Elementos de Electrónica - Fe

Ano letivo: 2003-2004
Especificação técnica - ficha curricular
N.B. estas fichas estão definidas apenas desde 2007 (acordo de Bolonha).

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
16pt


Objectivos formativos
Importância principal:
Capacidade para resolver problemas
Cultura geral em Física
Competências matemáticas para resolver problemas
Importância secundária:
Capacidade para procurar e utilizar bibliografia
Compreensão teórica dos fenómenos físicos
Cultura geral aprofundada em Física
Programa genérico mínimo
1.Osciladores harmónicos, amortecidos e forçados; atractores periódicos e caóticos
2.Atractores pontuais em sistemas autónomos
3.Ciclos limite em sistemas autónomos
4.Atractores periódicos em osciladores forçados; o mapa de Poincaré
5.Atractores caóticos em osciladores forçados
6.Estabilidade e bifurcações; estabilidade de Liapunov
7.Comportamento caótico de mapas uni e bidimensionais; o mapa de Hénon
8.O sistema de Lorenz
9.Teorema de Kolmogorov-Arnold-Moser
10.Complexidade e emergência
11.Aplicações à Física
Pré-requisitos

1.Análise Matemática I, II, III
2.Álgebra Linear e Geometria Analítica
3.Computadores e Programação
4.Mecânica Clássica I
Competências genéricas a atingir
. Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Adaptabilidade a novas situações;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência em raciocínio crítico;
. Criatividade;
. Iniciativa e espírito empreendedor;
. Preocupação com a qualidade;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas45
aulas teórico-práticas15
total horas lectivas60

Método de avaliação
Resolução de problemas100 %

Bibliografia de referência
Classical Mechanics, 3rd edition, H. Goldstein, C. Poole, and J. Safko (Addison Wesley, San Francisco, 2002)
Classical Dynamics: a contemporary approach, J. V. José and E. J. Saletan (Cambridge University Press, Cambridge, 1998)
Nonlinear Dynamics and Chaos, J. M. T. Thompson and H. B. Stewart (John Wiley & Sons, Chichester, 2002)
Método de ensino
Os objectivos fundamentais desta disciplina são os indicados com 1 nos descritores de Dublin atrás referidos. A estratégia adoptada passa pela exposição teórica breve de um conjunto bastante alargado de tópicos e por um sistema de avaliação assente apenas na realização de pequenos trabalhos de projecto e respectivos relatórios. Estes trabalhos permitirão que o aluno estudo em profundidade alguns dos sistemas descritos nas aulas teóricas. Sugere-se que o aluno apresente 4 trabalhos, tendo os dois primeiros uma duração de 2 semanas (tempo dado ao aluno para realizar o trabalho, medido a partir do dia em que são distribuídos os enunciados) e os últimos dois uma duração de 4 semanas. Estes trabalhos permitem que o aluno desenvolva as suas capacidades de investigação e de trabalho individual na resolução de problemas avançados.
Recursos específicos utilizados
Laboratório de Computação Avançada