DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Processamento de Materiais - EB

Ano letivo: 2011-2012
Specification sheet

Specific details
course codecycle os studiesacademic semestercredits ECTSteaching language
2005524126pt


Learning goals
Competências nos processos e na selecção das tecnologias de fabrico de materiais função do projecto e dos materiais disponíveis. Capacidade de relacionar as propriedades finais com os parâmetros de processamento.

Syllabus
Da tecnologia à técnica de processamento. I - Processamento de metais e ligas: Conformação a partir do estado líquido ou do estado sólido. A) Estado líquido: da fundição à fusão por feixe de electrões e plasma; morfologias e defeitos de solidificação; solidificação rápida; fabrico de ligas e amálgamas B) Estado Sólido: Forjagem, Laminagem, Extrusão, a partir de maciços e de pós; C) Técnicas de acabamento; D) Importância dos parâmetros de processamento na macro- micro- e nano- estrutura. II - Processamento de Cerâmicos e Vidros: processos de conformação a húmido e a seco; características dos pós - forma, dimensão e estrutura; da barbotina ou de misturas de cerâmicas com água a misturas com polímero; a conformação de barbotinas por vazamento em molde de paredes porosas, injecção e extrusão; sol-gel; a conformação de pós secos: o papel da prensagem nas propriedades finais do cerâmico, após consolidação (sinterização). III Processamento de Polímeros: preparação da matéria-prima; processamento contínuo: extrusão de tubo e de filme; calendragem e fabrico de filmes e processamento cíclico: moldação por injecção, por compressão e por sopro; moldação com reacção. IV Processamento de Compósitos: pultrusão; moldação por transferência de resina; enrolamento filamentar; infiltração. V Processamento de Materiais Biológicos: Colagénio; modificação biológica de superfícies.

Prerequisites
Generic skills to reach
. Competence in information management;
. Using the internet as a communication medium and information source;
. Capacity of decision;
. Critical thinking;
. Adaptability to new situations;
. Competence in analysis and synthesis;
. Competence in organization and planning;
. Creativity;
. Planning and managing;
. Self-criticism and self-evaluation;
(by decreasing order of importance)
Teaching hours per semester
lectures30
theory-practical classes15
laboratory classes15
tutorial guidance10
total of teaching hours70

Assessment
Sseminar or study visit20 %
Problem solving10 %
Synthesis work thesis20 %
Mini tests50 %

Bibliography of reference
Introduction to Materials Engineering and Science, Brian S. Mitchell, Wiley-Interscience, 2004
Metals and Materials, R.E.Smallman and R.J: Bishop, Butterrworth Heinemann, 1995
Materials Selection and Manufacturing Processes.

Teaching method
Os métodos de ensino adoptados visam essencialmente o conhecimento fundamental da Processamento deMateriais, e a influência dos diversos parâmetros de funcionamento nas propriedades deusodosdiversoa componentes qualquer que seja a sua aplicação. Assim, as aulas iniciadoras aos temas de índole fundamental, que integram o programa da disciplina, onde serão ministrados conceitos básicos e estimulada a discussão sobre a sua importância para o bom desempenho do Engenheiro, serão aulas formais,muito apoiadas em casos de grande impacto mediatiático como é exemplo o caso dos processosde fabrico adoptados para a construção do Airbus.
As aulas teórico-práticas/praticas, serão realizadas através de trabalho de grupo, em torno de um problema concreto e assumirão um papel relevante na assumpção da responsabilização individual e colectiva, na realização das tarefas a concretizar e prazos a cumprir, definidos ao longo do trabalho/semestre. Em todas as aulas serão incentivadas posturas pró-activas por parte dos alunos.
Disponibilização de um tempo significativo para o esclarecimento dos principais problemas necessários à aquisição das competências adstritas à disciplina.
Ás quartas-feiras serão realizadas viagens, com objectivo de melhorar os conhecimentos nos processos tecnológicos de fabrico.

Resources used
Laboratorio com Tecnologias de Processamento;Técnicas de caracterização necessárias para determinar as características dos produtos processados e avaliação dos seus afastamentos ao projectado.