DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

 - 

Ano letivo: 2006-2007
Specification sheet
N.B. these sheets are defined only since 2007 (agreement of Bologna).

Specific details
course codecycle os studiesacademic semestercredits ECTSteaching language
16pt


Learning goals
Tratando-se de um primeiro contacto formal que os alunos têm com a abstracção matemá-tica, os assuntos desenvolvidos nesta disciplina requerem que, simultaneamente, se apresentem exemplos matemáticos variados que os alunos dominam, (tais como, o conjunto dos reais e dos complexos) e respectivas generalizações, com vista à introdução dos conceitos genéricos de matriz, espaço vectorial e transformação linear.
Tais são ferramentas matemáticas que o aluno desenvolverá tendo como principal finalidade a respectiva utilização em outras áreas da matemática e aplicações na Engenharia (determinantes, método de Eliminação de Gauss e método dos mínimos quadrados na resolução de sistemas lineares, diagonalização de matrizes).
Syllabus
1.Matrizes- Operações com matrizes. 2. Sistemas de Equações Lineares- Método de Eliminação de Gauss. 3. Inversão de matrizes- Algoritmo de Gauss-Jordan. 4. Determinantes. 5. Espaços Vectoriais. 6. Transformações Lineares. 7. Espaços Vectoriais com Produto Interno. - Método dos Mínimos Quadrados. 6. Diagonalização de matrizes.
7.Aplicações Geométricas em R2 e em R3.
Prerequisites
Conhecimento e domínio das matérias leccionadas na disciplina de Matemática do ensino secundário.
Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;
. Competence to solve problems;
. Critical thinking;
. Competence in applying theoretical knowledge in practice;
. Competence in organization and planning;
. Competence in oral and written communication;
. Competence to communicate with people who are not experts in the field;
. Competence in understanding the language of other specialists;
. Self-criticism and self-evaluation;
(by decreasing order of importance)
Teaching hours per semester
lectures45
theory-practical classes30
total of teaching hours75

Assessment
Problem solving0<10 %
Mini tests0<20 %
Assessment Tests0<90 %
Exam0<100 %

Bibliography of reference
Edgar Goodaire, Linear Algebra A Pure and Applied First Course, Prentice Hall, Pearson Education Inc., 2003
Steven J. Leon,. Linear Algebra with Applications, Prentice Hall, New Jersey, 2002
Luís T. Magalhães, Álgebra Linear como Introdução a Matemática Aplicada, Texto Editora, 1989
Gilbert Strang , Linear Algebra and its Applications, Harcout Brace Jovanovich, San Diego, 1988
Teaching method
A disciplina engloba:
(i) 45 horas de aulas teóricas expositórias;
(ii) 30 horas de aulas teórico-práticas onde é exigido que o aluno apresente, perante os colegas, exercícios resolvidos e preparados em casa;
(iii) o aparecimento a aulas tutoriais semanais (para esclarecimentos de dúvidas).
Resources used