DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

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Ano letivo: 2003-2004
Specification sheet
N.B. these sheets are defined only since 2007 (agreement of Bologna).

Specific details
course codecycle os studiesacademic semestercredits ECTSteaching language
16pt


Learning goals
Devido ao envelhecimento da população mundial, o estudo das doenças neurodegenerativas, de que se destacam a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson devido à elevada incidência na população idosa, assume uma importância elevada. A Esclerose Múltipla e os acidentes vasculares cerebrais (AVCs) assumem também uma grande importância, uma vez que são patologias altamente incapacitantes.
Pretende-se nesta disciplina aprofundar o estudo dos mecanismos básicos (celulares e moleculares) de neurodegenerescência associados a várias patologias do sistema nervoso, proporcionando a base para a aplicação de novos métodos e/ou instrumentação de diagnóstico e de tratamento. De facto, apesar da investigação científica realizada nesta área do conhecimento com vista à procura de fármacos selectivos, não existe actualmente cura ou um tratamento eficaz para as doenças neurodegenerativas. A terapia celular, por exemplo, visa a regeneração neuronal através do transplante de neurónios fetais ou células estaminais neuronais em áreas cerebrais específicas. Contudo, os processos de diferenciação num fenótipo neuronal específico são ainda pouco conhecidos e a sobrevivência das células após transplante é reduzida, o que se traduz na procura constante de terapias alternativas. Neste contexto, serão leccionados os conhecimentos de investigação mais recentes que têm permitido avanços consideráveis na compreensão das bases moleculares para a degenerescência selectiva que ocorre nas várias patologias neurodegenerativas, e que têm permitido propor novas abordagens terapêuticas.

Syllabus
1. Mecanismos básicos de neurodegenerescência:
- Excitotoxicidade
- Disfunção mitocondrial
- Stress oxidativo
- Morte celular por apoptose, necrose e autofagia
- Neuroinflamação
2. Hipóxia e isquémia neuronal
3. Esquizofrenia e Epilepsia
4. Bases neuroquímicas para o abuso de drogas: drogas estimulantes e opiáceos
5. Disfunção cerebral durante o envelhecimento
6. Disfunções do sono e da dor
7. Esclerose Múltipla
8. Etiologia e neuropatologia das principais doenças neurodegenerativas *:
- Doença de Parkinson
- Doença de Alzheimer
- Doenças dos Priões
- Doenças de Poliglutaminas
9. Terapia génica aplicada ao Sistema Nervoso Central *
10. Terapia celular e regenerativa *
Prerequisites
Neurobiologia I




Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;
. Competence in oral and written communication;
. Competence for working in group;
. Critical thinking;
. Competence in understanding the language of other specialists;
. Competence in organization and planning;
. Knowledge of a foreign language;
. Competence in autonomous learning;
. Adaptability to new situations;
. Creativity;
(by decreasing order of importance)
Teaching hours per semester
lectures45
theory-practical classes15
seminar2
total of teaching hours62

Assessment
Sseminar or study visit10 %
Synthesis work thesis10 %
Assessment Tests65 %
Other15 %

Bibliography of reference
- Siegel GJ, Albers RW, Brady S, Price DL (2005) Basic Neurochemistry: Molecular, Cellular and Medical Aspects, Elsevier, 7th edition.
- Fawcett JW, Rosser AE, Dunnett SB (2001)Brain Damage, Brain Repair, Oxford University Press, 1st edition.
- Rego AC, de Almeida LP (2005) Molecular targets and therapeutic strategies in Huntingtons disease. Curr. Drug Targets CNS Neurol. Disord. 4, 361-381 (Artigo de Revisão).
- Rego AC, Oliveira CR (2003) Mitochondrial dysfunction and reactive oxygen species in excitotoxicity and apoptosis implications for the pathogenesis of neurodegenerative diseases. Neurochem. Res. 28, 1563-1574 (Artigo de Revisão).

Teaching method
Nas aulas teóricas (3 horas/semana) leccionar-se-ão os mecanismos básicos de neurodegenerescência associados a várias patologias do sistema nervoso, tendo como base os conhecimentos adquiridos na disciplina Neurobiologia I. As aulas teóricas darão também a base para a aplicação de novos métodos e/ou instrumentos de diagnóstico e de tratamento, permitindo complementar a informação sobre a utilidade e eficácia das terapias neurofarmacológicas abordadas na disciplina de Neurofarmacologia, leccionada também no 2º semestre do 4º ano.
Nas aulas teórico-prácticas (1 hora/semana), os alunos farão a apresentação oral de trabalhos científicos actualizados publicados em revistas internacionais especializadas sobre os principais temas leccionados nas aulas teóricas, permitindo desta forma consolidar e integrar os conhecimentos adquiridos e desenvolver a aprendizagem pelo método de análise de problemas.
No seminário (1 seminário de 2 horas/semestre), os alunos terão a oportunidade de ouvir palestrantes convidados, conceituados nas suas áreas de investigação, sobre um dos temas abordados nas aulas teóricas. Pretende-se que os alunos participem activamente no seminário através de apresentações curtas de um trabalho de grupo sobre o(s) tema(s) do seminário e que coloquem questões aos palestrantes convidados. De modo a que os alunos tirem o máximo proveito dos seminários, as apresentações e as questões serão previamente discutidas com o responsável da disciplina.

Resources used
Acesso a internet.