DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

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Ano letivo: 2002-2003
Specification sheet
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Specific details
course codecycle os studiesacademic semestercredits ECTSteaching language
16pt


Learning goals
Dotar os alunos de competências metodológicas e aplicacionais na área da gestão de operações (operations management) num contexto de problemas de engenharia, que lhes permitam identificar tipos de problemas, construir modelos matemáticos que incluam as características essenciais desses problemas, aplicar algoritmos que produzam soluções para esses problemas. Será dada particular atenção à utilização de packages computacionais para a obtenção de soluções.






Syllabus
0. Breve introdução aos modelos de programação linear
Introdução à programação linear (PL). Formulação de problemas e construção de modelos matemáticos de PL. Resolução gráfica de modelos de PL.

1. Planeamento e gestão de projectos
Planeamento e gestão de projectos. Exemplos de utilização prática. Construção de redes de projectos (actividades nos arcos e actividades nos nodos). Tempos mais cedo, tempos mais tarde, folgas. O método PERT. O método PERT com estimativas mais provável, optimista e pessimista para a duração das actividades. O método CPM para gestão de projectos. Compromisso tempo-custo. Formulação como um problema de programação linear. Características da solução óptima deste problema. Comparação entre os métodos PERT e CPM. Calendarização do projecto. Gráficos de Gantt. Análise do projecto no espaço dos recursos. Heurística para nivelamento dos recursos.

2. Gestão de stocks.
Componentes de modelos de gestão de stocks. Modelos determinísticos. Casos de reposição instantânea e não instantânea, com rotura permitida e não permitida. Descontos de quantidade. Modelos estocásticos. Políticas de nível de encomenda e de revisão cíclica. Modelos de optimização global e parcial.

3. Previsão
Séries temporais. Técnicas de previsão para modelos de nível constante, de tendência linear, de nível constante com efeitos sazonais. Erros de previsão. Regressão linear. Regressão não linear e regressão múltipla.

4. Análise de decisões
Tomada de decisões sem e com experimentação. Probabilidades a-priori e a-posteriori. Critérios de max-min, da máxima probabilidade, de Bayes e de min-max regret. Valor esperado da informação perfeita e valor esperado da informação. Árvores de decisão. Função utilidade. Risco.

5. Introdução à teoria das filas de espera
Estrutura e conceitos de sistemas de filas de espera. Modelação de sistemas de filas de espera. Caracterização das distribuições de chegada e do atendimento: distribuição exponencial negativa e distribuição de Poisson. Processos de nascimento e morte. Relações fundamentais. Fórmula de Little. Classificação das filas de espera. Modelos baseados no processo de nascimento e morte. Modelo básico com um servidor (M/M/1). Modelo básico com S servidores (M/M/S). Filas de espera com comprimento limitado (M/M/1/K e M/M/S/K). Filas de espera com população finita (M/M/1/N e M/M/S/N). Modelos envolvendo outras distribuições.




Prerequisites
Probabilidades e Estatística




Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;
. Competence in organization and planning;
. Competence to solve problems;
. Capacity of decision;
. Critical thinking;
. Competence in understanding the language of other specialists;
. Adaptability to new situations;
. Creativity;
. Competence in applying theoretical knowledge in practice;
. Planning and managing;
(by decreasing order of importance)
Teaching hours per semester
lectures30
theory-practical classes20
tutorial guidance8
total of teaching hours58

Assessment
Problem solving35 %
Exam65 %

Bibliography of reference
- Hillier, F. S. e G. J. Lieberman. Introduction to Operations Research, McGraw-Hill, 2005 (8th ed.).
- Tavares, L. V., R. C. Oliveira, I. H. Themido, F. N. Correia (1996) Investigação Operacional, McGraw-Hill Portugal.
- Bronson, R. e G. Naadimuthu. Investigação Operacional, Colecção Schaum (2ª. Ed.), McGraw-Hill Portugal, 2001.
- Chang, Y.L. WinQSB, Decision Support Software for M/OM (ver 2.0), Wiley, 2003.
- Antunes, C. H. e L. V. Tavares (Coord.). Casos de Aplicação da Investigação Operacional, McGraw-Hill, 2000.
Teaching method
Aulas expositivas de natureza tutorial em que os conceitos teóricos e metodológicos surgem motivados por problemas reais, sempre ilustradas com exemplos de aplicação. Não existirá uma distinção marcada entre aulas Teóricas e aulas Teórico-Práticas, servindo estas para desenvolver e ilustrar mais profundamente a aplicação em problemas concretos dos conceitos teóricos e metodológicos, sempre que possível recorrendo a packages (comerciais ou de domínio público) para a obtenção das soluções para os modelos matemáticos, libertando o estudante para as tarefas mais criativas de formulação dos problemas, construção dos modelos e análise critica dos resultados.





Resources used
Software QSB Plus
Software MS Project