DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Biologia Celular do Desenvolvimento Humano - EB

Ano letivo: 2010-2011
Specification sheet

Specific details
course codecycle os studiesacademic semestercredits ECTSteaching language
1003645116pt


Learning goals
O objectivo do ensino desta Disciplina é dar ao estudante as ferramentas sobre os mecanismos biológicos da célula que lhe permita a compreensão e a sua integração outras disciplinas que constituem o currículo da Licenciatura. O docente cria as condições para que o aluno aprenda e desenvolva os conhecimentos (saber), as aptidões (saber fazer) e as atitudes (saber estar). Portanto os objectivos gerais da disciplina de Biologia celular do desenvolvimento humano são:
Conhecimentos: Explicar por meio de conceitos e de tecnologias comuns à Biologia Celular e Molecular, à Bioquímica e à Genética, como é que as células se desenvolvem, se propagam, comunicam e controlam a sua actividade. Como é que elas se desviam deste padrão de comportamento e quais as consequências clínicas destes desvios para a sobrevivência da célula como unidade e para o indivíduo como um todo. Saber aplicar/escolher as tecnologias adequadas ao estudo das funções celulares. Integrar os conhecimentos. Apresentar e interpretar resultados experimentais e avaliar as possibilidades e implicações dos diagnósticos.
Aptidões: Aplicar e integrar os conhecimentos adquiridos na: compreensão dos mecanismos moleculares da doença; na resolução e interpretação de problemas relacionados com esses conhecimentos. Desenvolver a capacidade de auto-aprendizagem, pesquisa e escolha da informação adequada.
Atitudes: Desenvolver o querer saber, promover o desenvolvimento de qualidades adequadas à actividade profissional futura como: o rigor, a integridade, a ponderação, a auto-crítica e os princípios éticos. Reconhecer a necessidade de um estudo permanente e contínuo de forma a estar sempre actualizado e que lhe permita desempenhar no futuro a função de Engenheiro Biomédico com confiança e elevação.

Syllabus
PROGRAMA TEÓRICO
1. Características metabólicas das diferentes células e tecidos
O neurónio.
O miócito.
O adipócito.
O hepatócito.
O tecido ósseo .
2. MECANISMOS CELULARES DO DESENVOLVIMENTO E DIFERENCIAÇÃO
Embriologia geral - Fertilização e segmentação; Formação do embrião tridérmico; Formação dos anexos embrionários.
Biologia do desenvolvimento I - Controlo genético; Interacção celular; manipulação genética no estudo do desenvolvimento.
Biologia de desenvolvimento II - Diferenciação e determinação celular (estrutura, função e localização).
Patologia do Desenvolvimento.
Morte Celular.
3. A CÉLULA E AS ANOMALIAS DO DESENVOLVIMENTO
Erros no mecanismo da mitose mosaicismo
Erros no mecanismo da meiose e suas implicações
Mecanismos biológicos envolvidos na formação das alterações cromossómicas             numéricas
Mecanismos biológicos envolvidos na formação das alterações cromossómicas              estruturais desequilibradas
Alterações cromossómicas estruturais equilibradas
4. NOVAS TÉCNICAS E TECNOLOGIAS EM BIOMEDICINA
Microscopia de Fluorescência
Citometria de fluxo
DNA Microarrays e RT-PCR
Proteómica
Terapia génica
Aplicação das células estaminais

PROGRAMA PRÁTICO
1. Segurança no Laboratório
2. Estabelecimento de uma cultura primária de células
3. Determinação da viabilidade celular (1ª parte)
4. Determinação da viabilidade celular (2ª parte)
5. Comunicação celular Captação de cobalto por neurónios (1ª parte)
6. Comunicação celular Captação de cobalto por neurónios (2ª parte)
7. Etapas do desenvolvimento embrionário
8. Preparação e montagem de um cariótipo (com Visita à Unidade de Citogenética da FMUC)
9. Preparação da apresentação e discussão de temas/artigos
10. Apresentação e discussão dos temas/artigos
Prerequisites
Disciplina de Biologia Celular e Molecular e Disciplina de Bioquímica
Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;
. Competence to solve problems;
. Valuing diversity and multiculturalism;
. Competence in applying theoretical knowledge in practice;
. Competence in oral and written communication;
. Capacity of decision;
. Competence for working in group;
. Competence to communicate with people who are not experts in the field;
. Competence in understanding the language of other specialists;
. Ethical commitment;
. Competence in autonomous learning;
. Research skills;
(by decreasing order of importance)
Teaching hours per semester
lectures45
laboratory classes30
total of teaching hours75

Assessment
Exam70 %
Other2 %
20 %
8 %

Bibliography of reference
- Cooper G. (2004), The Cell: a molecular approach, 3nd edition.
- Carlos Azevedo et al. (2005), Biologia Celular e Molecular, 4ª edição
- Stryer R (1999), Biochemistry, 4th edition
- Sadler (2003) Langman´s Medical Embryology. - 9nd edition
- Material fornecido por cada professor.
Teaching method
A metodologia utilizada está adaptada aos condicionalismos e infra estruturas existentes. O ensino é distribuído por aulas teóricas (T), práticas (P), teórico-práticas (TP). As T visam os mecanismos biológicos, estimulam a compreensão e integração dos conhecimentos. A participação dos alunos é estimulada através de questões que permitem a interligação das matérias. As P dão uma visão de experiências laboratoriais, permitem um reforço do ensino teórico e promovem o trabalho e a discussão em grupo. As aulas TP têm como objectivo desenvolver a aprendizagem pelo método de análise de problemas.
A relação Docente/Discente é estimulada em todas as metodologias.
A metodologia usada permite ao estudante adquirir conhecimentos sobre como funciona a célula e o organismo na sua globalidade e perceber as implicações clínicas dos mecanismos moleculares envolvidos na disfunção celular que ocorre na doença. O estudante é estimulado a pensar de modo lógico e analítico. É-lhes disponibilizado a possibilidade de discussão de casos problema e esclarecimento de dúvidas.
Resources used