DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

História das Ideias em Química - EFQ2

Ano letivo: 2019-2020
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
2006237123pt


Objectivos formativos
Conhecer conteúdos específicos na área de estudo.
Conhecer meios de comunicação das ideias científicas
Conhecer a evolução dos instrumentos científicos e das metodologias experimentais
Reconhecer o papel do conhecimento tácito na criação de tradições científicas em química.
Relacionar o desenvolvimento científico com aspectos tecnológicos e sociais.
Relacionar o desenvolvimento das ideias em Química com o modo dogmático do ensino das ciências e a sua expressão em paradigmas científicos.
Reconhecer a controvérsia científica como o nicho ecológico onde se articulam os papéis da autoridade, da tradição e da originalidade em ciência.
Programa genérico mínimo
Os papéis da Química: Ciência Oculta, Mecanicista, Independente, Fundamental, Revolucionária ou indutiva(?), Experimental, de Utilidade, Dedutiva, Descritiva e classificativa, de Ensino, Redutível, de serviço. A conquista de territórios. A conquista do social. A importância da controvérsia científica. Epistemologia da Química.
Pré-requisitos
A disciplina é leccionada em Português, pelo que o bom domínio da língua é requisito.
Competências genéricas a atingir
. Competência em organização e planificação;
. Conhecimento de uma língua estrangeira;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Competência em investigar;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo;
. Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área;
. Competência em entender a linguagem de outros especialistas;
. Compromisso ético;
. Preocupação com a qualidade;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas práticas laboratoriais30
total horas lectivas30

Método de avaliação
Trabalho de síntese25 %
Frequência50 %
Exame50 %
25 %
concretização da avaliação em 20192020
Avaliação Apresentação oral do trabalho de síntese: 25.0%
Trabalho de síntese: 25.0%
Exame ou Frequência: 50.0%

Bibliografia de referência
Aaron Ihde, ?The Development of Modern Chemistry?, Harper & Row, 1964.
J.R. Partington, ?A Short History of Chemistry?, MacMillan, 1937.
W. Brock, ?The Fontana History of Chemistry?, Fontana, 1992.
Hugh Salzberg, ?From Caveman to Chemist?, ACS, 1991.
John Servos, ?Physical Chemistry from Ostwald to Pauling?, Princeton, 1990.
Keith Laidler, ?The World of Physical Chemistry?, Oxford, 1993.
Bernardette Bensaude-Vincent e Isabelle Stengers, ?História da Química?, Instituto Piaget, 1992.
David Knight, ?Ideas in Chemistry?, The Athlone Press, 1995.
Alexander Roob, ?Alquimia & Misticismo?, Taschen, 2001.
Amorim da Costa, ?Alquimia. Um discurso religioso?, Janus, 1999.
Método de ensino
As aulas teóricas são apoiadas em apresentações com textos simples e em diagramas, gráficos, etc., com o apoio de meios audiovisuais. Há oportunidade de discutir os conceitos e assuntos mais difíceis, com a intervenção activa dos alunos na discussão. Os trabalhos a realizar pelos alunos serão também apresentados à turma pelos seus autores e discutidos com os demais alunos e o professor.
Recursos específicos utilizados
Meios audiovisuais e computadores.