DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

 - 

Ano letivo: 2003-2004
Specification sheet
N.B. these sheets are defined only since 2007 (agreement of Bologna).

Specific details
course codecycle os studiesacademic semestercredits ECTSteaching language
23pt


Learning goals

Conhecer conteúdos específicos na área de estudo.
Conhecer meios de comunicação das ideias científicas
Conhecer e evolução dos instrumentos científicos e das metodologias experimentais
Reconhecer o papel do conhecimento tácito na criação de tradições científicas em química.
Relacionar o desenvolvimento científico com aspectos tecnológicos e sociais.
Relacionar o desenvolvimento das ideias em Química com o modo dogmático do ensino das ciências e a sua expressão em paradigmas científicos.
Reconhecer a controvérsia científica como o nicho ecológico onde se articulam os papéis da autoridade, da tradição e da originalidade em ciência.
Syllabus

Os papéis da Química: Ciência Oculta, Mecanicista, Independente, Fundamental, Revolucionária ou indutiva(?), Experimental, de Utilidade, Dedutiva, Descritiva e classificativa, de Ensino, Redutível, de serviço. A conquista de territórios. A conquista do social. A importância da controvérsia científica. Epistemologia da Química.
Prerequisites
Generic skills to reach
. Competence in organization and planning;
. Knowledge of a foreign language;
. Competence to solve problems;
. Competence in autonomous learning;
. Research skills;
. Competence in oral and written communication;
. Computer Skills for the scope of the study;
. Competence to communicate with people who are not experts in the field;
. Competence in understanding the language of other specialists;
. Ethical commitment;
. Quality concerns;
(by decreasing order of importance)
Teaching hours per semester
lectures30
total of teaching hours30

Assessment
Synthesis work thesis25 %
Exam50 %
Other25 %

Bibliography of reference

Aaron Ihde, The Development of Modern Chemistry, Harper & Row, 1964.
J.R. Partington, A Short History of Chemistry, MacMillan, 1937.
W. Brock, The Fontana History of Chemistry, Fontana, 1992.
Hugh Salzberg, From Caveman to Chemist, ACS, 1991.
John Servos, Physical Chemistry from Ostwald to Pauling, Princeton, 1990.
Keith Laidler, The World of Physical Chemistry, Oxford, 1993.
Bernardette Bensaude-Vincent e Isabelle Stengers, História da Química, Instituto Piaget, 1992.
David Knight, Ideas in Chemistry, The Athlone Press, 1995.
Alexander Roob, Alquimia & Misticismo, Taschen, 2001.
Amorim da Costa, Alquimia. Um discurso religioso, Janus, 1999.
Teaching method

Esta unidade curricular visa dotar o estudante com conhecimento indispensável sobre as ideias em Química, tendo em vista a formação dos estudantes na componente relativa à evolução do pensamento científico. Diversas culturas contribuíram para uma compreensão progressivamente mais perfeita dos fenómenos da natureza, tendo a Química assumido um papel destaque.
Acresce que a Química é possivelmente a ciência que melhor permite estudar a formação de ideias e conceitos científicos, metodologias científicas, práticas industriais, etc. ao longo da história do homem. Sem dúvida que os filósofos das ciências têm priveligiado a Física como o modelo científico por excelência. A Química desempenha, contudo, um papel muito mais rico e diversificado na histórias das ciências, pois nela se articulam o carácter explítico de uma ciência positiva com os de uma arte com critérios mais imprecisos.
As explicações científicas obedecem a certos critérios, devendo ser consistentes com as evidências experimentais e observações dos fenómenos da natureza. Pretende-se, com esta unidade, sensibilizar os estudantes para a natureza do conhecimento, bem como da evolução das teorias científicas e o papel da controvérsia científica nesta evolução. A História das Ideias em Química é apresentada como um empreendimento humano, resultante do contributo individual e de comunidades científicas que também reflectem as preocupações sociais e éticas de uma determinada época.
Resources used
Meios audiovisuais e computadores.