DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Radiações em Biomedicina - EB

Ano letivo: 2006-2007
Specification sheet
N.B. these sheets are defined only since 2007 (agreement of Bologna).

Specific details
course codecycle os studiesacademic semestercredits ECTSteaching language
229pt *)

*) N.B.  if there are students who do not speak Portuguese the language is English.

Learning goals

Importância central:
Conhecimento dos temas a ensinar
Capacidade de comunicar eficientemente com grupos ou indivíduos
Competências em estratégias diversificadas de ensino / aprendizagem

Importância secundária:
Capacidade de reflectir sobre o desempenho individual e de o avaliar
Capacidade de dar resposta às diversas necessidades dos estudantes
Syllabus

Abordagem reflexiva, sob o ponto de vista de um futuro docente, dos conteúdos dos programas de Física dos Ensinos Básico e Secundário e das suas possíveis extensões.

[Análise crítica de possíveis dúvidas de futuros alunos e de consequências da incorrecção da linguagem científica. Compreensão do conteúdo da Física como um sistema coerente (fortemente racional e sistemático) de conhecimentos, desenvolvido (sempre em desenvolvimento...) por seres humanos e da sua necessidade de traduzir o comportamento da Natureza.
Importância da Física para o desenvolvimento tecnológico e da Tecnologia para o desenvolvimento da Física. Consequências sociais do desenvolvimento das ciências.]
Prerequisites
Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;
. Competence in oral and written communication;
. Competence to solve problems;
. Competence to communicate with people who are not experts in the field;
. Competence in applying theoretical knowledge in practice;
. Competence in organization and planning;
. Competence for working in group;
. Critical thinking;
. Adaptability to new situations;
. Self-criticism and self-evaluation;
(by decreasing order of importance)
Teaching hours per semester
lectures45
laboratory classes45
total of teaching hours90

Assessment
Laboratory or field work20 %
Mini tests20 %
Exam60 %

Bibliography of reference
Preparação de professores de Física - uma contribuição científico-pedagógica e didáctica: Ed. Almedina, Coimbra, 2004.
Artigos publicados em Revistas de especialidade
Teaching method
Sempre fomentando a intervenção activa dos alunos, haverá:
. Aulas de discussão de conteúdos de Física, mui6tos deles pertencendo aos programas dos Ensinos Básico e Secundário.
. Aulas de resolução de problemas, numa perspectiva de futuros professores de Física.
. Aulas de laboratório, nas quais serão efectuadas e discutidas muitas das actividades laboratoriais dos programas do Ensino Básico e Secundário
Em todas as actividades lectivas haverá
. Controle de presenças.
. Pequenos testes frequentes (quinzenais...), realizados nas aulas sem marcação prévia, cuja classificação contará para a nota final da disciplina. Estes testes serão corrigidos com anotações em menos de uma semana e devolvidos aos alunos para feed-back em relação à eficácia do estudo que estão a praticar. Disponibilidade dos docentes para discussões com os alunos sobre dúvidas e os resultados dos testes de avaliação continuada. [Obrigatoriedade de um número mínimo de presenças (cerca de 80% do total das aulas) para poder fazer avaliação continuada. Se vier a ser permitida na FCTUC a obrigatoriedade da avaliação continuada dos alunos, este número mínimo de presenças será condição para poder ter aprovação na disciplina].
Resources used
Data show, projector de acetatos.