Actividades
fisica.uc.pt

 
 a turbina
 gerador
 alta tensão
 motor.trifásico
 


mini-hídricas e aerogeradores
geração de energia trifásica
O motor trifásico é uma espécie de imagem no espelho do gerador. As três correntes que provêm da central são injectadas em três bobines dispostas simetricamente em torno do eixo rotor (ou múltiplos de três).


o funcionamento de um motor trifásico



O conjunto das três bobinas produz sobre o eixo um campo magnético que gira no plano transversal com a frequência das correntes que percorrem essas bobinas, em resultado do desfasamento entre essas correntes. O magnete montado no rotor fica pois sujeito a uma força permanente que o faz rodar. Não é necessário estabelecer qualquer contacto eléctrico com nenhuma parte do eixo - o motor trifásico é pois um instrumento extremamente robusto, e de baixa manutenção, já que quase não tem nada que possa avariar. Este tipo de motor é por isso a peça motriz fundamental da actividade humana, mormente na industria.

No modelo didáctico que foi construído, o motor trifásico é constituído pelas três bobines montadas à volta de uma agulha magnética, sendo que esta faz de rotor. Injectam-se nas bobinas as três correntes provenientes do gerador, pela ordem correcta, e a agulha roda, roda, roda...
© Departamento de Física 2007 - 2020 • in_situ • .oOzone