Actividades
fisica.uc.pt

 
 a turbina
 gerador
 alta tensão
 motor.trifásico
 


mini-hídricas e aerogeradores
geração de energia trifásica

A turbina

A água em movimento pode ser usada para fazer rodar uma turbina. Neste processo, parte da energia cinética da água é convertida em energia cinética de rotação da turbina, a qual será por sua vez convertida em energia eléctrica.

O gerador foi construido a partir da adaptação de uma máquina de lavar garrafas equipada com uma turbina Pelton.
Para o efeito, adquiriu-se uma máquina de lavar garrafas de se aproveitou o corpo e a turbina, bem como as ligações às tubagens de entrada e saída da água.


a turbina



As adaptações implicaram fazer um eixo para encaixe na turbina, um suporte com um rolamento encastrado e as fixações necessárias para montar os magnetes sobre o eixo. As necessárias adaptações foram executadas nas oficinas do LIP, no Departamento de Física.

O jacto de água faz rodar a turbina e com ela o par de magnetes de Ni-Fe-B. Três enrolamentos de fio de cobre, fixos em redor do eixo, são então percorridos por correntes induzidas por esse movimento.


o gerador montado sobre a turbina



A pressão da água que entra na turbina é controlada por uma torneira colocada à entrada. Um manómetro permite verificar a relação existente entre a pressão da água e a velocidade de rotação da turbina. Quando a pressão baixa, constata-se de imediato que a redução da intensidade da luz emitida pelas lâmpadas que são alimentadas pelo gerador, e a menor velocidade de rotação do motor ligado em paralelo com as lâmpadas.

© Departamento de Física 2007 - 2020 • in_situ • .oOzone