Actividades
fisica.uc.pt

  link a
  link b
  link c

  link 1
  link 2
  link 3
 


mini-hídricas e aerogeradores
mini micro aero-gerador
Esta página está em construção. Obrigado.

O projecto de uma mini mini-hídrica que está referido acima pode ser rapidamente adaptado para servir de base a uma versão simplificada de um aerogerador eléctrico. Pretende-se uma vez mais ilustrar o princípio de funcionamento através da construção de um kit que possa ser observado em funcionamento. Trata-se pois de um modelo didáctico e não de uma aparelho projectado para a produção de energia eléctrica a partir do vento. Para esse efeito existem de resto diversas soluções comerciais disponíveis no mercado da micro-geração de energia eléctrica.

Um tubo oco serve de mastro, sendo cortado a meio para permitir rotação horizontal e orientação à direcção do vento. Dentro desse tubo há uma vareta sólida. A base pode ser feita em madeira, devendo ter dimensão bastante para que o momento das forças não faça tombar o gerador. O corpo do gerador propriamente dito é feito com um copo cilíndrico com tampa de plástico transparente, que tenha pelo menos ~7 cm de diâmetro. As boninas e os magnetes são montados tal como na mini mini-hídrica (ver atrás). As pás da hélice devem ser leves, propondo-se a sua construção em plástico semi-rígido de capa de caderno, deformado com calor sobre um tubo cilíndrico. As soluções que aqui estão sugeridas ainda não foram testadas.


projecto de um aerogerador didáctico



Os materias necessários são basicamente os mesmos que antes, mas em alguns casos são cortados de outra maneira ou noutras dimensões. Pretende-se também neste caso que os estudantes possam facilmente adquirir esses materiais e proceder sozinhos à montagem.

Esta descrição ainda é provisória, estando-se a elaborar esquemas e instruções de montagem. Entretanto,
para mais pormenores veja o projecto da mini mini-hidrica.

O modelo que aqui se propõe ainda não foi testado!
Bom trabalho.
© Departamento de Física 2007 - 2017 • in_situ • .oOzone