Actividades
fisica.uc.pt

 
 


a electricidade
constroi uma pilha de Volta!

funciona!


A pilha foi inventada pelo cientista italiano Alessandro Volta, em 1800. Com a sua invenção foi possível produzir pela primeira vez um movimento contínuo de cargas num circuito (corrente eléctrica). A pilha de Volta abriu caminho a importantes descobertas e a inúmeras aplicações práticas da electricidade.

Podes construir um pilha semelhante à inventada por Volta com o seguinte material:
6 placas de cobre 2cm x 2cm, 6 placas de zinco 2cm x 2cm, papel de cozinha resistente, sumo de limão, 2 palitos de madeira afiados nas duas pontas, placa de 4 cm x 4 cm de poliestireno,folha de alumínio,1 LED vermelho, 1 multímetro.

material


Recorta um rectângulo de alumínio com dimensões aproximadas 1,7 cm x 3 cm.

Coloca o rectângulo de alumínio na base de poliestireno e sobre ele uma placa de cobre. O cobre deve cobrir o alumínio, excepto de um dos lados.

Corta cada palito ao meio. Fixa os palitos na base como indica a figura. Corta o papel de cozinha em quadrados com uma área um pouco menor do que a das placas de cobre ou zinco (dimensões aproximadas 1,7 cm x 1,7 cm). Coloca sobre a placa de cobre um quadrado de papel embebido em sumo de limão, centrado e sem tocar nas bordas.


Coloca uma placa de zinco em cima. Está pronto o primeiro elemento da pilha! Se tiveres um multímetro podes medir a tensão do primeiro elemento de pilha encostando a ponta de prova positiva ao cobre e a ponta negativa ao zinco. Quantos volts medes?

um elemento da pilha



Agora vai sobrepondo vários elementos, cada um deles constituídos por uma “sanduíche” de cobre, papel embebido em sumo de limão e zinco, sempre pela mesma ordem. Entre dois elementos sucessivos não se coloca papel!
Atenção: Não pressiones a pilha, porque se escorrer sumo de limão de uns elementos para os outros a pilha não funciona.

De cada vez que adicionares um elemento, verifica se já consegues acender o LED. Para isso, encosta a perna mais comprida do LED ao alumínio e a perna mais curta ao zinco. Quantos elementos precisas para acender o LED?

A pilha funciona:o LED acende!



O que faz acender a luz do LED?

A tua pilha está pronta! Olha para a tua montagem. De onde será que vem o nome de pilha?

é mesmo uma pilha...



Se tiveres um multímetro podes ir medindo a tensão da tua pilha à medida que lhe acrescentares mais elementos. Qual é a tensão de um só elemento de pilha? E de dois? E de três? Quantos volts tem a tua pilha no final?

O material pode ser todo reutilizado, incluindo o papel de cozinha. Lava bem as placas e o papel e seca bem o material para que o possas usar novamente.



© Departamento de Física 2007 - 2017 • in_situ • .oOzone