Actividades
fisica.uc.pt

 
 


a electricidade
acender uma luz com um condensador

Diogo Barbosa, 11 anos

Material: condensador de 330 µF, lápis de dureza elevada (9H) ou uma resistência equivalente (da ordem de 300-700 Ω), LED vermelho, pilha 9 V, fios de ligação

material para a experiência


Um condensador simples não é mais do que dois condutores separados por um isolador e é utilizado para armazenar carga eléctrica nos condutores. Quando o condensador foi inventado era usado para produzir faíscas ou choques eléctricos. As faíscas ou os choques resultam de movimentos de cargas e hoje sabemos que as cargas em movimento (corrente eléctrica) podem produzir luz. Será que podemos usar um condensador para produzir luz?

Carrega o condensador ligando as suas extremidades a uma pilha de 9 V. Atenção! Este tipo de condensador tem duas pernas com comprimentos diferentes. Liga a perna mais comprida do condensador ao pólo positivo da pilha e a mais curta ao pólo negativo. O condensador fica com cargas positivas e negativas, separadas.

carregar o condensador


Se ligares as duas extremidades do condensador carregado por um fio, as cargas movimentam-se de um condutor para outro, através do fio. Os choques eléctricos e as faíscas mostram que esse movimento é intenso e dura pouquíssimo tempo. Por isso, vamos pôr grafite no caminho das cargas para criar resistência ao seu movimento, tornando-o mais lento. Assim a corrente não é demasiado intensa, dura mais tempo e não queimas o LED.


Liga então o condensador ao LED e ao lápis como vês na figura, sem fechar o circuito. Nota que a perna mais comprida do LED tem de ficar ligada à perna mais comprida do condensador, porque o LED só deixa passar corrente eléctrica num sentido.

montagem


O que vês? A luz do LED acende-se!
Mas diminui rapidamente de intensidade e apaga-se... Para acender de novo é preciso voltar a carregar o condensador. O condensador é apenas um armazém de cargas, não é uma pilha. A sua capacidade é uma medida da quantidade de carga que nele se pode armazenar. O tempo que demora a descarregar depende da sua capacidade e da resistência do circuito.
descarga de um condensador através de um LED e de um lápis

© Departamento de Física 2007 - 2017 • in_situ • .oOzone