Actividades
fisica.uc.pt

 
 


a electricidade
uma lata com os cabelos em pé!
Material: lata de alumínio, fitas de plástico aluminizado, prato de plástico, elástico, materiais diversos usados em experiências anteriores, clip, lápis, água.

material para a experiência


Arranja uma lata de alumínio e seca-a bem. Cola fitas de plástico aluminizado (como as que se usam em decorações de Natal) de modo a fazeres uns cabelos à lata. Também podes pintar-lhe uns olhos e uma boca… Podes ainda colocar um elástico a separar os cabelos da lata. Coloca a tua lata em cima de um prato de plástico.

Fricciona um tubo de PVC com lã e desliza repetidamente o tubo pela lata. Que observas? Os cabelos ficam em pé!

lata carregada


Porquê? A carga do tubo passa para a lata e para os cabelos. Como cargas iguais se repelem, os cabelos carregados afastam-se o mais possível uns dos outros.

Ana Rita, 11 anos


Se fizeres a experiência num dia bem seco os cabelos mantêm-se de pé mesmo depois de afastar o tubo de PVC. Aproxima então materiais não carregados dos cabelos e toca-lhes ao de leve. Se tocares com materiais como vidro, âmbar, plástico ou espuma, os cabelos mantêm-se em pé. Toca-lhe agora com uma folha de alumínio. O que observas? Os cabelos caem! Já não se repelem. Experimenta agora com outros materiais e anota numa tabela se os cabelos caem ou não. Verificarás que os cabelos caem com um clip, com um lápis, com água, com o teu dedo…

porque caem os cabelos?

Porque caem os cabelos? O que aconteceu à carga eléctrica dos cabelos quando lhe tocaste com o dedo? Passou para o teu dedo …

O cientista inglês Stephen Gray (1670-1736), contemporâneo de Du Fay, também verificou que há materiais onde as cargas se movem facilmente e por isso podem descarregar outros apenas por contacto, como sucede ao tocarem nos cabelos da lata. Chamou-lhes condutores. Os materiais em que as cargas não se movem facilmente (e por isso não fazem cair os cabelos da lata ) chamam-se isoladores.

Os metais, como o alumínio e o aço do “clip”, e alguns não metais, como a grafite do lápis e a água, são exemplos de condutores. Se o ar estiver húmido bem nos podemos esforçar a carregar um material; a carga passará logo para a água que está no ar!

Susana, 10 anos



Gray fez experiências que ficaram famosas para mostrar que o corpo humano é condutor. Pendurou um rapaz por fios de seda, ligou-o a uma máquina electrostática e verificou que o corpo dele atraía materiais leves!


experiência de Gray

© Departamento de Física 2007 - 2017 • in_situ • .oOzone