Actividades
fisica.uc.pt

 
 


a electricidade
atrai ou repele?
Material:, tubo de PVC, lã, folha de alumínio, cereais de arroz tufado.


material para a experiência



A dança dos fantoches é uma experiência de electrostática que foi muito popular no século XVIII. Podes fazer uma versão dessa experiência espalhando bolinhas de alumínio sobre uma bandeja de metal ou sobre uma folha de alumínio. Faz as bolinhas enrolando pedacinhos pequenos de folha de alumínio. Fricciona um tubo de PVC com lã e aproxima-o das bolinhas de alumínio.
O que observas?
atrai ou repele?

As bolinhas de alumínio saltam e tocam no tubo, saltam de novo, caem na folha de alumínio, voltam a saltar em direcção ao tubo, voltam a cair, num movimento frenético que mais parece uma dança! Por vezes, saltam do tubo em direcções inesperadas e caem fora da folha de alumínio...

Ao fim de breves instantes, a dança termina.

O que sucede?
O tubo de PVC está carregado com carga negativa. Essas cargas atraem as bolinhas tal como sucedia com a agulha do versorium (ver "porque roda a agulha? (II)"). Quando uma bolinha toca no tubo adquire carga negativa. Como cargas iguais se repelem, a bola salta e cai na folha metálica. Ao cair, transfere a sua carga negativa em excesso para a folha. O processo repete-se até o tubo de PVC ficar completamente descarregado e a dança termina!

Experimenta fazer a experiência novamente substituindo as bolinhas de alumínio por arroz tufado. O movimento do arroz não é tão frenético, não é verdade? Porque será?
O alumínio é um condutor e por isso carrega e descarrega mais facilmente do que o arroz tufado…
© Departamento de Física 2007 - 2017 • in_situ • .oOzone