|
Análise Institucional e Dinâmica Escolar
EC3 2016 . 2017 - 2º semestre
programa genérico e bibliografia As instituições e o institucional e a escola. As organizações escolares como sistema. Condições estruturantes do funcionamento da escola. Clima, cultura e liderança. A autonomia e a gestão centrada na escola. O efeito da escola. A questão das boas escolas e das boas práticas. Profissionalidade e identidade docente Desenvolvimento profissional docente Bibliografia geral recomendada Day, C. (1999). Developing teachers: the Challenges of life long learning. Taylor & Francis Group.Fernández, Lidia M.. (2005). Instituciones educativas. Dinàmicas institucionales en situaciones críticas. Buenos Aires, Barcelona, México: Paidos. Glickman, C., Gordon, S & Ross-Gordon, J. (2008). Basic guide to supervision and instructional leadership. Allyn & Bacon, Inc. Lima, J. (2008). Em busca da boa escola. Instituições eficazes e sucesso educativo. V. Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão. Lima, L. (Org.). (2006). Compreender a escola. Perspectivas de análise organizacional. Porto: Edições Asa. Nascimento, M. A. (2002). A construção da identidade profissional na formação inicial de professores. Dissertação de Doutoramento. Coimbra: FPCEUC. Sugure, C. & Day, C. (2001). Developing Teachers and Teaching Practice: International Research Perspectives. Taylor & Francis Group. Yáñez, Julián L., Moreno, Marita S., Nicastro, Sandra (2002). Análisis de organizaciones eduativas através de casos. Madrid: Sintesis educacion. |