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Computação Gráfica e Modelação Tridimensional
EB3 2019 . 2020 - 1;2º semestre
programa e bibliografia Coordenadas homogéneas e transformações geométricas. Quaterniões e seu uso na modelação de rotações e movimentos rígidos no espaço 3D. Representações paramétrica e implícita de curvas.. Splines e restrições de continuidade. B-Splines e o algoritmo de “de Boor”. Superfícies polinomiais paramétricas e NURBS. Subdivisão de curvas e superfícies. Malhas poligonais para representação e reconstrução de superfícies. Geometry construtiva de sólidos, partições binárias do espaço e algoritmos de conversão. Reconstrução de superfícies a partir de nuvens de pontos. Simplificação de malhas poligonais e outros algoritmos de processamento geométrico. A cadeia das operações do OpenGL. Introdução à programação das unidades de processamento gráfico (GPU). Bibliografia recomendada [1] 3D Computer Graphics (3rd Edition), Alan H. Watt, Addison-Wesley, 2000. [2] Computer Graphics: Principles and Practice, James D. Foley, Andries van Dam, Steven K. Feiner, John F. Hugues, 2nd Edition in C, Addison-Wesley, 1995. [3] Computer Graphics, C Version, Donald Hearn, M. Pauline Baker, 2nd Edition, Prentice Hall,1997. [4] Computational Geometry in C, O'Rourke. [5] The OpenGL Programming Guide, Dave Shreiner, Mason Woo, Jackie Neider, and Tom Davis, Fifth Edition, Addison-Wesley, 2005. [6] Geometric Modeling, Michael Mortenson, John Wiley & Sons, 1985. [7] Spatial Augmented Reality: Merging Real and Virtual Worlds, Oliver Bimber, Ramesh Raskar, A K Peters, 2005. [8] Real-Time Rendering, 2nd Edition, Tomas Moller, AK Peters , 2002.
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